Eloir Perdigão
O Sindicato das Indústrias Gráficas de Nova Friburgo (Sindgraf) promoveu reunião dos empresários do ramo na noite de quarta-feira, 27, no auditório da Firjan Regional. Sob a presidência de Márcia Carestiato Sancho, foram apresentadas as ações da nova gestão 2011-2014.
Durante o encontro, equipes da Firjan fizeram uma exposição de serviços oferecidos ao setor, como o programa Senai Artes Gráficas, com cursos da área, capacitação de funcionários, antigos e novos, que poderão também ser implantados em Nova Friburgo no próximo ano. Um dos exemplos é o curso de Impressor Off Set – comando eletrônico, com 196 horas/aula, e Solução de Problemas em Off Set, de 48 horas. Os funcionários devem ter ensino fundamental completo. Também são oferecidas palestras, o que poderá ocorrer já neste segundo semestre.
Ao final do encontro, Márcia conclamou os gráficos presentes a se unir através do Sindgraf, que agora tem representação em toda a Região Centro-Norte. Falando à reportagem de A VOZ DA SERRA, a presidente comentou a primeira reunião com a classe, justamente convidando a todos para participarem de um novo momento do sindicato.
Entre as propostas do plano de ação da nova gestão estão alguns benefícios aos empresários do setor, que compareceram em bom número. Satisfeita, Márcia salientou a força do setor em Nova Friburgo e confia que o número de associados deve crescer à medida que todos passem a conhecer melhor o Sindgraf. Cerca de 80% dos presentes à reunião de quarta-feira não eram associados ao Sindgraf e a presidente espera que com a primeira reunião todos se sintam impelidos a se associar.
Márcia observou que existem muitas gráficas novas atualmente em Nova Friburgo e o potencial do Sindgraf ainda é mais conhecido pelos antigos empresários. “Esse pessoal não vinha se associando. E acontecia que sem associados não havia como se fazer um trabalho forte, o sindicato ficava fraco. E o que fortalece um sindicato é ter um bom número de associados. E esse foi o papo inicial: fortalecer, dinamizar o sindicato e fazer um bom trabalho”.
Disposta a trabalhar pelo Sindigraf, a presidente pretende realizar a segunda reunião dentro de 30 dias, quando convocará novamente os empresários do setor para apresentarem sugestões e reivindicações, bem como serem conhecidas as propostas de palestras, visitas, missões e cursos.
Márcia destaca o entrosamento com o Sistema Firjan. “É o melhor possível, com apoio total, com oferecimento de cursos gratuitos e muita coisa que podemos aproveitar do Sistema Firjan”. E essa parceria poderá superar uma grande dificuldade do setor: a carência de mão de obra qualificada. Normalmente os profissionais aprendem dentro das gráficas, já no trabalho. E os cursos profissionalizantes do Sistema Firjan é uma das metas da nova presidente.
Deixe o seu comentário