Planetário divulga programação de setembro

Além de cursos de astronomia, o mês será marcado por um eclipse lunar
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
O Planetário de Nova Friburgo: importante para o lazer, cultura e educação (Foto: Amanda Tinoco)
O Planetário de Nova Friburgo: importante para o lazer, cultura e educação (Foto: Amanda Tinoco)

O professor Reinaldo Ivanicska, diretor do Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf) e coordenador do Planetário de Nova Friburgo, situado na Via Expressa, anexo ao Ciep Licínio Teixeira, em Olaria, está divulgando a programação do segundo semestre do planetário. Os admiradores da astronomia podem acompanhar as atividades extras, bem como detalhes das já programadas, também pela página no Facebook e pelo blog. 

As atividades semanais com alunos de escolas agendadas permanecem e neste semestre serão mais ricas com a inauguração da sala de astronáutica e o sistema solar em escala, já em fase de conclusão. Um dos pontos altos do Canf/Planetário tende a ser o eclipse lunar na noite de 27 para 28 de setembro próximo. “Se nós pudermos contar com a sorte e o tempo estiver claro, os visitantes poderão acompanhar o fenômeno a partir das 21h até sua totalidade, por volta da meia-noite, nas dependências do planetário, utilizando os telescópios do Clube de Astronomia. Embora não sejam necessários esses instrumentos para observação dos eclipses, com certeza a sua utilização fornece uma bela visão do fenômeno com uma riqueza maior de detalhes”, explica o professor Reinaldo. 

Outra novidade na programação do segundo semestre é a mudança nas atividades de observação do céu, que eram realizadas no último sábado de cada mês, passando para o penúltimo, em função da fase lunar mais favorável para observação.

O professor Reinaldo convida a todos para prestigiar essas atividades, que ele frisa serem tão importantes para o lazer, cultura e educação em Nova Friburgo, e faz um agradecimento mais uma vez ao jornal A VOZ DA SERRA pelo apoio às atividades do Canf-Planetário de Nova Friburgo. Mais informações com o professor Reinaldo pelo telefone (22) 9-8111-9788.

Atividades

– dia 5, 17h – primeira aula – curso de introdução à astronomia e astronáutica; 18h - Cineclube Planetário
– dia 26, 18h – segunda aula – curso de introdução à astronomia e astronáutica
– dia 27, 21h – noite de observação do eclipse lunar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Planetário | CANF | eclipse | setembro
Publicidade