Planetário de Nova Friburgo encerra atividades de 2013

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Planetário de Nova Friburgo encerra atividades de 2013
Planetário de Nova Friburgo encerra atividades de 2013

O ano de 2013 foi de intensa atividade para o Planetário de Nova Friburgo. É o que garante Reinaldo Kiss Ivanicska Júnior, professor e diretor do Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf), mantenedor desse espaço. Ele cita que neste ano diversas atividades relacionadas à astronomia e ciências afins foram realizadas nas dependências do planetário, localizado na Via Expressa, em Olaria. 

No primeiro semestre, no mês de março, as primeiras escolas públicas agendaram a visita de seus alunos, que participaram da sessão de cúpula intitulada "Uma janela para o céu”, desenvolvida pelo próprio planetário, utilizando o Stelariun, programa freeware utilizado em muitos planetários do Brasil e do mundo. Após a sessão os alunos visitaram a exposição "Paisagens Cósmicas”, que reúne material oriundo do Ano Internacional da Astronomia, em 2009, exposto em uma das salas do espaço. Também estão nessas salas mais de 50 modelos de foguetes, sondas e outros objetos em papel-modelismo, da mostra "Uma História da Conquista Espacial”.

Ao longo do ano foi verificada a solicitação, por parte dos alunos, de uma oportunidade de se observar o céu, de verdade. Ao mesmo tempo também surgiu a necessidade de se criar um horário e atividade especial para alunos dos cursos noturnos, como os da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que careciam de atividades culturais especiais para eles. Assim, nasceu nas sextas-feiras de lua crescente, melhor época para observação lunar, as "Sextas com as Estrelas”. Nessa atividade, aberta também ao público em geral, pôde-se utilizar os quatro instrumentos do Canf para observação do céu, quando as condições atmosféricas permitiam.

Outro tipo de atividade, destinada aos professores da rede municipal de ensino, tinha como finalidade atualizar educadores do ensino fundamental, anos iniciais, nos tópicos de astronomia e astronáutica. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, mais de 20 profissionais de ensino concluíram o curso, realizado em uma sexta-feira. Para março de 2014 já está programada a segunda edição.

Finalmente, no início da primavera deste ano, o projeto "Piquenique com as Estrelas” foi inaugurado. Trata-se de um lanche oferecido aos alunos agendados para sessão de cúpula, ao final da atividade, nos jardins do Planetário. O Canf/Planetário de Nova Friburgo também esteve presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com um estande na Tenda da Ciência.

Além dessas atividades com os alunos das escolas públicas e particulares do município, o Planetário contou com a realização de palestras e noites de observação, nos últimos sábados do mês, e do Cine Clube Planetário, atividade inaugurada neste ano, que movimenta o primeiro sábado do mês. Reinaldo garante que todas estas atividades continuarão no próximo ano e novidades estão agendadas, como a inauguração da sala de astronáutica e o sistema solar em escala. Também está nos planos a realização da primeira Star Party de Nova Friburgo, com a participação de diversos clubes e entidades de astronomia do Brasil e exterior.

"É claro que houve e há muitas dificuldades”, salienta Reinaldo. O professor e diretor informa que foram atendidas mais de 260 crianças, 12 escolas e dezenas de pessoas da comunidade em geral, mas esse atendimento poderia ser bem maior e mais eficiente. "O Planetário ainda precisa de um apoio mais efetivo do governo municipal. Necessita de obras, mais funcionários e uma verba específica para seu funcionamento”, pleiteia. E acrescenta: "Poucos municípios brasileiros possuem um local assim, e já foi demonstrada sua clara vocação como centro educacional, cultural e turístico. Espera-se, em 2014, que esse apoio venha de forma substancial. Afinal, o povo de Nova Friburgo só tem a ganhar”.

Reinaldo encerrou fazendo um agradecimento especial ao jornal A VOZ DA SERRA afirmando que muitas das realizações do Planetário de Nova Friburgo não teriam sido possíveis sem seu apoio, ao longo do ano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: CANF | Planetário
Publicidade