Placas apreendidas pela fiscalização do TRE estão amontoadas no antigo fórum

segunda-feira, 25 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Placas apreendidas pela fiscalização do TRE estão amontoadas no antigo fórum
Placas apreendidas pela fiscalização do TRE estão amontoadas no antigo fórum

Bruno Pedretti

As eleições trazem uma particularidade às cidades brasileiras: inúmeras placas com os rostos e números dos candidatos são espalhadas pelos quatro cantos, a fim de divulgar o número e o trabalho dos que pleiteiam cargos políticos. Afinal, é necessário que os eleitores associem número e imagem ao candidato. Mas, quando acabam as eleições, para onde vão todas essas placas, cartazes, adesivos, santinhos, entre outros materiais pertinentes às campanhas políticas?

Em Nova Friburgo, a 26º Zona Eleitoral é responsável pela fiscalização das placas e dos abusos cometidos por alguns candidatos. Uma parte do estacionamento do antigo fórum, na Rua Ernesto Brasílio, Centro, ficou completamente tomada por placas apreendidas pelo juiz e funcionários daquela cartório.

De acordo com o chefe da 26º, Roberto Sodré, uma equipe de sete pessoas, entre funcionários do TRE, da Prefeitura, e o juiz Marcos Vinícius Miranda Gonçalves, trabalhou na fiscalização para que fossem evitados abusos por parte dos candidatos. Estima-se que cerca de 1.500 placas tenham sido apreendidas, formando um amontoado no estacionamento do antigo Fórum. “Cada placa apreendida gera um auto de fiscalização, que será enviado à procuradora regional eleitoral, que terá competência para entrar com a ação de representação e decidir o que será feito, ou seja: se o candidato terá que pagar multa ou não”, explica Roberto.

Segundo ele, as placas serão colocadas à disposição dos candidatos que desejarem recolher o material por um pequeno período, cerca de 48 horas. “Caso os candidatos não apareçam para recolher as placas apreendidas, elas serão encaminhadas à empresa que realiza o recolhimento do lixo, EBMA”, finaliza o chefe de cartório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade