Pitaluga assume o comando do Corpo de Bombeiros

Novo comandante diz que desafio será conscientizar população contra acidentes e incêndios florestais
quarta-feira, 02 de maio de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Pitaluga passa a tropa em revista (Fotos: Henrique Pinheiro)
Pitaluga passa a tropa em revista (Fotos: Henrique Pinheiro)

O tenente-coronel Alexandre Correia Pitaluga assumiu nesta quarta-feira, 2, o comando do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em Nova Friburgo, e disse que o maior desafio da sua gestão vai ser desenvolver nos cidadãos a consciência de prevenção contra acidentes, principalmente, os incêndios florestais.

“A época de estiagem começa agora. Essa prevenção passa diretamente pela conscientização de crianças e também de donos de propriedades rurais da nossa região”, afirmou, acrescentando que é uma honra para ele “comandar a unidade pela qual participou dos salvamentos durante a tragédia de 2011”.

Carioca, Pitaluga tem 47 anos e está na corporação desde 1994. Há 15 anos ele serve no 6º GBM e atuava como coordenador regional de Defesa da Região Serrana, órgão da Secretaria Estadual de Defesa Civil.
O novo comandante substituiu o tenente-coronel Fábio dos Santos Gonçalves, que vai chefiar o 16º GBM, em Teresópolis.

Gonçalves ocupava o posto, em Friburgo, desde junho de 2016. Ele coordenou destacadas operações de salvamento e resgate e controle de grandes incêndios na cidade e na região. Durante a cerimônia, no quartel da Vila Nova, foi homenageado pela tropa. Ele recebeu uma placa e ficou visivelmente emocionado com o texto reproduzido nela.  

A solenidade também contou com homenagens aos comandantes e seus familiares. Empresários, representantes da sociedade civil e do próprio Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Marinha prestigiaram a cerimônia.

O 6º GBM foi fundado em 1975 e possui, além do quartel em Nova Friburgo, quatro destacamentos localizados em Cordeiro, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim e Cantagalo, tendo como área operacional 10 municípios: Nova Friburgo, Cordeiro, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Cantagalo, Macuco e São Sebastião do Alto.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade