Henrique Amorim
Boa notícia para os trabalhadores com carteira assinada. A partir da próxima terça-feira, 13, quem trabalhou ano passado com registro de pelo menos 30 dias, recebeu salário-base de até dois mínimos e está cadastrado há pelo menos cinco anos no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) receberá abono de um salário mínimo vigente (hoje R$ 678). O pagamento anual dos abonos do PIS obedece a um calendário referente ao mês de aniversário do trabalhador.
Os primeiros beneficiados são os nascidos em julho, que poderão retirar o abono nas agências da Caixa Econômica Federal com o cartão cidadão a partir do dia 13. No dia 15 recebem os trabalhadores nascidos em agosto; no dia 20, os nascidos em setembro. O calendário se estende até 22 de outubro com o pagamento do PIS para os trabalhadores que fazem aniversário em junho. Já os servidores públicos municipais, estaduais ou federais, recebem o abono do Pasep nas agências do Banco do Brasil também a partir do dia 13, mas de acordo com os finais de inscrição de suas matrículas.
Na terça-feira, 13, por exemplo, recebem os servidores com final de inscrição 0 e 1. O calendário de pagamento dos abonos do Pasep se estende até o próximo dia 10 de setembro para os servidores com finais de inscrição 8 e 9. Mas, atenção. Tanto os abonos do PIS como os do Pasep só podem ser sacados até 30 de junho de 2014. Os trabalhadores que recebem mais que dois mínimos por mês têm direito apenas aos rendimentos dos benefícios que geralmente são pagos nas empresas ou creditados em conta para os que são clientes da Caixa e no Banco do Brasil para quem tem direito ao Pasep.
A expectativa da Secretaria do Tesouro Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, é de que mais de 20 milhões de trabalhadores se beneficiem com os abonos em todo o Brasil a partir da semana que vem, garantindo um dinheiro extra no bolso. Na agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Alberto Braune, por exemplo, muitos trabalhadores já têm procurado informações nos últimos dias aos estagiários no setor de autoatendimento. "Ninguém quer dispensar um dinheirinho a mais no bolso. Sempre chega em boa hora. Dificilmente alguém deixa o abono do PIS no banco”, comentou um atendente.
Economistas, no entanto, orientam os trabalhadores a pouparem o abono ou utilizá-lo na quitação de dívidas ou na compra de alguma mercadoria cobiçada à vista, livrando-se dos juros embutidos do crediário. O pagamento do abono do Pasep nesta época coincide ainda, em alguns casos, com o adiantamento de parte do décimo terceiro salário em muitos órgãos públicos. É uma chance a mais para uma compra tão almejada, a quitação das dívidas, a reforma da casa, a entrada no carro ou na moto nova...
Verifique a data de pagamento dos abonos do PIS e do Pasep
PIS:
Aniversário Data de pagamento
julho13 de agosto
agosto15 de agosto
setembro20 de agosto
outubro22 de agosto
novembro12 de setembro
dezembro17 de setembro
janeiro19 de setembro
fevereiro24 de setembro
março10 de outubro
abril15 de outubro
maio17 de outubro
junho 22 de outubro
Pasep
FinalData de pagamento
de inscrição
0 e 113 de agosto
2 e 3 20 de agosto
4 e 5 27 de agosto
6 e 7 03 de setembro
8 e 9 10 de setembro
* A data limite para sacar os abonos do PIS e do Pasep é 30 de junho de 2014.
Deixe o seu comentário