Pilotos encaram 124 km de trilhas no Enduro de Regularidade em Friburgo

Friburguenses Douglas e Itamar faturam etapa em casa
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
por Vinicius Gastin
Concentração de Douglas antes da largada: preparação durante a semana (Foto: Vinicius Gastin)
Concentração de Douglas antes da largada: preparação durante a semana (Foto: Vinicius Gastin)

Cento e vinte e quatro quilômetros percorridos em quase seis horas de prova. Se houve alguma reclamação por parte dos pilotos? Pelo contrário. Quanto maior a dificuldade, mais prazeroso o desafio de completar o percurso no Enduro de Regularidade. Em Nova Friburgo, cerca de 150 atletas de variadas partes do país desafiaram o potencial natural de trilhas da cidade no último domingo, 16. Desta vez, pela quinta etapa da Copa Vale do Café, uma das principais da modalidade no Estado do Rio.

“Nós já conhecemos o potencial de Nova Friburgo, pois pude percorrer as trilhas com o pessoal daqui. É sempre uma ótima prova, e importante para o crescimento do Enduro de Regularidade no estado”, destaca Henrique Guedes, um dos organizadores da Copa.

Toda a estrutura é montada ao longo do trajeto. Nos chamados Neutros — pontos de parada durante o percurso — os pilotos param para abastecer, hidratar e se alimentar. No Enduro de Regularidade, cada segundo a mais ou a menos dentro do que é pré-determinado penaliza o atleta, e faz a diferença na hora da contagem dos pontos. “A gente prepara tudo com antecedência, monta a estrutura e apenas administra no dia da prova. Dentro da cidade, antes de os pilotos pegarem as trilhas, nós diminuímos a dificuldade das tarefas para não prejudicar o trânsito ou oferecer risco para pedestres”, ressalta Henrique.

Tradicionalmente, o torneio é realizado no sul do estado com o objetivo de formar novos pilotos da modalidade. As provas geralmente possuem nível mais fácil, para que todos possam completar o trajeto sem maiores riscos. Desta vez, alguns pilotos de Nova Friburgo experimentaram pela primeira vez o esporte.

“Os meus amigos Girlan e Douglas me apresentaram, e vou disputar pela primeira vez a prova. Eles querem ampliar a participação da galera e a quantidade de membros na equipe. O objetivo é terminar a prova”, contou o estreante Breno, momentos antes de largar,

Este ano, a Copa Vale do Café já teve etapas disputadas em Quatis, Casimiro de Abreu e Santa Rita de Jacutinga. Rio Claro foi a última cidade a receber as provas. Além de Nova Friburgo, em agosto, estão previstas ainda as etapas em Rio das Flores e em Maricá, fechando o torneio no mês de novembro. Rafael Alves, um dos precursores do Enduro de Regularidade no município e organizador da etapa, destaca o potencial turístico do evento.

“Bom demais trazer por mais um ano a Copa Vale do Café para a nossa cidade. A maioria dos pilotos chegou no sábado para retirar os kits e ficou por aqui curtindo a cidade. Todos gostaram muito de Nova Friburgo, e esse aspecto é interessante para a cidade.”

Esta não foi a primeira vez que Nova Friburgo recebe uma etapa de Campeonato de Enduro. Em 2013, a 10ª e última etapa do estadual foi disputada na cidade, com direito a um atrativo especial: a presença de dois multicampeões da modalidade, Emerson Loth e Sandro Hoffman.

Preparação em alto nível

A equipe Friburgo OFF Road é formada por pilotos de alto nível, que quase sempre competem para brigar pelas primeiras posições. Dois dos principais atletas do time friburguense, acostumados às grandes competições pelo estado e também outras regiões do país, Itamar Junior e Douglas Schumacker encararam o desafio de percorrer 124 km em Nova Friburgo.

“Sempre é muito bom correr em casa. Conhecemos a trilha, mas a organização sempre tenta despistar para caminhos em que não estamos acostumados. Por isso é necessário muita atenção”, destaca Douglas, que disputa o primeiro lugar na respectiva categoria.

Ausente em duas etapas, Itamar prioriza o Enduro da Independência, onde os pilotos disputarão uma prova de quatro dias consecutivos de trilhas. No entanto, o piloto da equipe de Nova Friburgo confia na possibilidade de recuperação na Copa Vale do Café.

“Tenho algumas provas para tentar me aproximar dos líderes. Mas quero muito trazer o título da Independência e outros torneios de expressão para Nova Friburgo. Estou me preparando pra isso, com uma rotina de preparação e alimentação específicas”, revela.

Vitória em casa

A expectativa por uma boa prova se confirmou na trilha. O friburguense Douglas Schumacker foi o vencedor da prova na categoria Junior. Com o resultado, o piloto de Nova Friburgo, até então terceiro colocado, assumiu a primeira colocação do ranking com cinco pontos de vantagem em relação a Helder Araujo, do Rio de Janeiro, o segundo colocado. Douglas comemorou a conquista com uma mensagem através de uma rede social.

“Ganhar é bom, mas em casa é melhor ainda. Poder correr perto dos amigos e ainda passar o pouco que sei pra eles foi demais. Depois de 130 km de muita trilha, muita alça e uma prova de tirar o fôlego deu tudo certo e a vitória veio. Agora teremos uma pausa no campeonato para partir para o maior enduro do Brasil. Serão quatro dias de muita trilha em Minas Gerais. Só tenho a agradecer a todos os familiares e amigos que me apoiam a cada corrida.”

Na categoria Master, a principal do evento, não teve ninguém que pudesse superar o talento de Itamar Junior. Ao vencer a etapa em casa, o piloto da equipe Friburgo OFF Road pula para a segunda colocação e encosta no líder do ranking Olavo, apenas o terceiro colocado na serra.

Outro resultado marcante da equipe friburguense foi a vitória de Daniel Silva na categoria turismo. O também atleta de Nova Friburgo Lucas Salarini ficou na segunda colocação.

Foto da galeria
Douglas comemora vitória em etapa friburguense (Foto: Vinícius Gastin)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Enduro | moto | Nova Friburgo | Douglas Schumacker | Itamar Junior
Publicidade