A gestação é um momento mágico na vida de toda mulher, onde o corpo e o espírito sofrem diversas modificações. Mas, entre a ansiedade de descobrir o sexo do bebê e as mudanças hormonais ocorridas durante esse período, algumas mulheres estão recorrendo à prática do pilates, pensando em ter uma maior qualidade de vida durante a gravidez.
O pilates pode ser praticado antes, durante a gestação e no pós-parto. Por trabalhar a parte respiratória, o primeiro benefício que a gestante percebe é a melhora da respiração. De acordo com a fisioterapeuta Germana Mussi, através de exercícios que trabalham a caixa torácica tridimensionalmente, a gestante suporta toda a gravidez sem falta de ar.
Outro benefício é o enrijecimento muscular: braços ficam mais fortalecidos para segurar o bebê e as pernas mais resistentes, evitando inchaço e dores. A coluna também é alvo de muita preocupação já que, conforme os meses vão passando, a mulher começa a se queixar de dores na lombar. “Eu procuro trabalhar a musculatura intra-abdominal, a fim de estabilizar a lombar”, informa Germana.
A panturrilha também é trabalhada no pilates, para evitar a retenção de líquidos. “A aula é um momento em que a gestante entra em contato com o bebê. É quando estamos fazendo algo por nós”, destacou Germana, lembrando que durante o pilates é preciso concentração e dedicação aos exercícios. Além disso, a fisioterapeuta se preocupa em tirar a gestante de posições desconfortáveis—todos os exercícios são adaptados.
Suelen de Brito está no sexto mês da gestação e resolveu fazer o pilates quando engravidou pela segunda vez. “Tenho uma filha de dois anos e meio e na gravidez dela senti muitas dores na lombar, então, nessa gestação resolvi fazer o pilates”, contou, lembrando que já sente os benefícios das aulas, além de achar superimportante a prática de atividades físicas.
Segundo a fisioterapeuta Maria Lina Leite, uma das regiões mais trabalhadas na gestante é o períneo (parte de baixo da vagina que se estende até o ânus). “A gente tenta evitar a flacidez do períneo, favorecendo, inclusive, a vida sexual da mulher”, contou, lembrando que depois de três meses a paciente já está apta para voltar a praticar pilates. Além disso, os exercícios de contração no períneo ajudam as mulheres que desejam realizar o parto normal.
Germana Mussi lembra que o ideal é que as pacientes que desejam fazer pilates durante a gravidez já estejam acostumadas com atividades físicas. “Eu sempre exijo o atestado médico e só aceitos gestantes a partir do primeiro trimestre”, concluiu, informando que antes e depois da aula de pilates a pressão da paciente é aferida.
O Espaço Pilates Corpo em Movimento, da fisioterapeuta Germana Mussi, fica na Rua General Osório 4, sala 112. Mais informações pelo telefone (22) 2528-7063.
Cardiopatas também podem aproveitar benefícios do pilates
O Studio Fisiocor, da fisioterapeuta Maria Lina, desenvolve um trabalho voltado para cardiopatas e obesos, em parceria com o cardiologista Maurélio Leite. “Pacientes com esse quadro clínico costumam ser sedentários e possuem muita dificuldade para fazer exercício físico. Com o pilates, esses pacientes melhoram a resistência física, a força e a capacidade respiratória”, ressaltou Maria Lina.
Para ela, a maioria desses pacientes não gosta de academia, muitas vezes, por vergonha. Em seu consultório, os cardiopatas e obesos vão recuperando a autoestima e, aos poucos, se sentem motivados a fazer caminhada e outras atividades físicas. O local também oferece consultas com a nutricionista Daniela Cordeiro, que utiliza os alimentos como remédio.
“O pilates muda muito o corpo, deixando-o delineado”, afirmou a fisioterapeuta, lembrando que apenas com o pilates uma de suas pacientes, que se encontrava acima do peso, perdeu cinco centímetros de cintura em dois meses. “Eu uno o fitness para queimar calorias com a fisioterapia, a fim de eliminar dores e problemas na coluna, por exemplo”, ponderou.
Curso de formação de instrutores de pilates – Além de dar aulas na PhysioStudio no Rio de Janeiro, Maria Lina leite está ministrando em Nova Friburgo este curso voltado para profissionais de educação física e fisioterapia formados ou a partir do 5º período, além de médicos e profissionais de dança.
Os interessados podem se inscrever através do telefone (22) 2523-3489 ou ir até o Studio Fisiocor na Rua Augusto Cardoso 36, sala 201.
Deixe o seu comentário