Em homenagem a Heitor Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri, o pianista friburguense Cristiano Vogas levará ao palco do teatro do BNDES, na próxima quarta-feira, 2, às 19h, obras destes e outros compositores, de diferentes épocas, estilos e regiões do Brasil, além de uma peça inédita composta especialmente para este evento. O concerto faz parte do projeto “Quartas Instrumentais” promovida pelo Espaço Cultural BNDES.
No repertório há compositores do século 19, como Alberto Nepomuceno, e do século 20, como Mignone, Guarnieri e Villa-Lobos. Entre os contemporâneos, composições de Ronaldo Miranda e Edino Krieger, e uma primeira audição de "Valsa quase Nobre" de Liduíno Pitombeira.
Sobre valsas e seus autores
Apesar das obras escolhidas para este projeto serem denominadas valsas, elas se diferem consideravelmente entre si, devido à época em que foram escritas e ao próprio estilo de cada compositor. As valsas de Henrique Oswald (1852-1931) e de Alberto Nepomuceno (1864-1920), por exemplo, compostas no período que denominamos Romantismo Brasileiro, ainda são bastante vinculadas ao estilo europeu, refletindo toda a elegância e sofisticação das valsas europeias.
Na “Valsa Suburbana”, de Lorenzo Fernandez (1897-1948) já encontramos elementos musicais nacionais, sobretudo na melodia de inspiração seresteira. Em “Valsas Amazônicas”, compostas por Arnaldo Rebello percebemos a influência do compositor pelas paisagens daquela região. Já as valsas de Camargo Guarnieri (1907-1993), Radamés Gnattali (1906-1980) e Souza Lima (1898-1982) mesclam elementos nacionais com a linguagem musical moderna, ferramenta muito adotada pelos compositores do século 20.
Não podemos deixar de incluir as composições de Villa-Lobos (1887-1959): a misteriosa “Valsa Mística” e a dramática “Valsa da Dor”, que contrastam com a singela e intimista “Valsa Só”, do compositor Ronaldo Miranda (1948-), e a afetuosa “Nina”, de Edino Krieger (1928-).
O compositor Liduíno Pitombeira (1962-) escreveu uma obra ainda inédita, a “Valsa quase Nobre”, opus 221, composta especialmente para este projeto, que deve ser a primeira audição de sua valsa para piano.
Para encerrar o recital, foram escolhidas três “Valsas de Esquina”, de Francisco Mignone (1897-1986). Essas famosas valsas merecem um destaque especial, pois são consideradas a maior contribuição do compositor na literatura para piano. Escritas em tom menor, e com baixos cantantes que fazem alusão aos violões seresteiros, refletem os ambientes dos choros da primeira metade do século 20.
Nessas valsas, Mignone impôs com maestria sua marca pessoal, o que fez com
que Manuel Bandeira o considerasse o Rei da Valsa. O recital “Valsas Brasileiras”, levará ao público um panorama de como a valsa, um gênero musical típico de países europeus como Áustria e Alemanha, foi explorada pelos compositores brasileiros, resultando em obras de renomada importância artística dentro do repertório pianístico brasileiro.
Sobre o pianista
Detentor de vários prêmios e gozando de prestígio internacional, Cristiano Vogas é pianista e professor, bacharel e mestre em piano pela Escola de Música da UFRJ, doutor em música pela USP, com especialização pela Hochschule für Musik de Berna, Suíça.
No Brasil, foi aluno de Miriam Grosman e Maria da Penha, além de ter sido premiado em diversos concursos de piano. Em 1999, Vogas recebeu uma bolsa de estudos para aperfeiçoamento na Suíça: estudou no Conservatoire de Fribourg, onde recebeu orientação do pianista Ricardo Castro, e continuou os estudos com Michael Studer e Alexsander Madzar, na Hochschule für Musik de Berna.
Enquanto viveu na Europa, Cristiano Vogas se apresentou em vários países e participou de eventos musicais, como o Congresso Chopin (Varsóvia, Polônia) onde teve aulas de piano com Ian Ekier. Apresentou-se no Festival de Música Suíça-Búlgara (Sófia, Bulgária). De volta ao Brasil, o pianista concluiu o doutorado em Música pela USP, sob a orientação de Eduardo Monteiro.
Cristiano Vogas tem cumprido uma intensa agenda como solista e camerista, apresentando-se em importantes salas do Brasil, e de países da América Latina e Europa. Paralelamente aos recitais, ele faz importante trabalho pedagógico: foi professor do Conservatório de Música de Cubatão (SP) e deu aulas na masters class de piano na Universidad Nacional de Manizales (Colômbia).
Recentemente, Cristiano Vogas foi aprovado em 1º lugar no concurso para o cargo de pianista da Escola de Música da UFRJ, onde também é professor de piano.
Serviço
Projeto “Valsas Brasileiras”
Cristiano Vogas, piano
Espaço Cultural BNDES
2 de agosto, quarta-feira, às 19h
Avenida Chile, 100, Centro (próximo ao metrô Carioca)
Entrada franca. Retirada de ingressos no local a partir das 18h.
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