Pezão anuncia socorro a empresas e visita terreno de casas populares

sexta-feira, 05 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Pezão anuncia socorro a empresas e visita terreno de casas populares
Pezão anuncia socorro a empresas e visita terreno de casas populares

A visita do secretário estadual de Obras e vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) a Nova Friburgo não foi tão breve como costuma ser a passagem de outras autoridades estaduais e federais pela cidade. Depois de fincar residência no município por 35 dias no período da tragédia climática, Pezão voltou a cumprir agenda em Nova Friburgo durante dois dias. Solícito, gravou entrevistas em várias emissoras de rádio e televisão. Mais do que isso, cumpriu uma agenda eclética: reunião na Firjan, encontro com o prefeito Dermeval Neto, vistorias de obras e áreas de risco, sempre acompanhado do secretário estadual de Reconstrução Serrana, Affonso Monnerat, e do deputado estadual Rogério Cabral (PSB).

Na manhã de ontem, 4, Pezão visitou, com o prefeito, as obras das casas populares no Parque das Flores, onde serão construídas cerca de 60 casas para os desabrigados e desalojados no evento climática de janeiro. Parte do terreno, segundo informações, será utilizada pelo Estado para a construção de imóveis destinados a bombeiros. O vice-governador confirmou que em outubro começarão as construções de 3.480 imóveis habitacionais na cidade — parte no bairro Oscar Schultz e outra na Trilha do Céu.

Pezão disse que, ainda este mês, pretende retornar ao município para inaugurar a Delegacia Legal e a Delegacia de Atendimento da Mulher, cujos prédios na Avenida Costa e Silva estão em fase de acabamento. O vice-governador, em tom otimista, destacou que nesta ocasião o governo estadual deverá anunciar novos recursos para a reconstrução da Região Serrana, que estão sendo negociados com a presidente Dilma Rousseff.

Em encontro com empresários friburguenses, Pezão anunciou que o Comitê de Política Monetária (Copom) aprovou a proposta de um reforço de R$ 200 milhões do BNDES PER para empresas dos sete municípios devastados na tragédia climática, cuja ajuda inicial, de R$ 400 milhões, já havia sido totalmente utilizada.

O anúncio do socorro às empresas serranas foi feito em reunião na Firjan local, intermediada pelo deputado estadual Rogério Cabral. O novo socorro atenderá aos empresários que não haviam sido contemplados anteriormente. O recurso em questão tem como origem créditos oferecidos a empresas nordestinas atingidas por desastres naturais e que não foram utilizados. Segundo Rogério Cabral, a resolução para a liberação dos novos recursos do BNDES ao empresariado serrano será publicada entre hoje, 5, e terça-feira da semana que vem, 9.

“É uma notícia muito boa. A chegada de mais recursos vai ajudar nossos empresários a recuperar seus negócios e ampliar a oferta de empregos”, disse o deputado, elogiando a atuação do vice-governador junto à presidente Dilma.

No fim da manhã de ontem, Pezão voltou ao Rio de Janeiro. Ele participaria de um encontro na CPI da Tragédia na Assembleia Legislativa, onde faria um relato sobre a atuação do governo estadual nos municípios da Região Serrana devastados em 12 de janeiro.

* VER COLUNA COMPLETA EM 'BASTIDORES DA POLÍTICA - 5 DE AGOSTO 2011'

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade