Adiada várias vezes por questões burocráticas, enfim, foi marcado para o dia 9 de janeiro o início de um pacotão de obras de reconstrução de Nova Friburgo, o município mais atingido pela devastação climática do início deste ano. Ontem, quarta-feira, ao lado do prefeito Sérgio Xavier, três secretários estaduais, deputados e diversas outras autoridades, o vice-governador Luiz Fernando Pezão anunciou durante solenidade na Câmara de Vereadores local o início da construção de 2.400 das 3.480 habitações populares para os desabrigados e desalojados no evento climático, para o início do ano novo. Paralelamente, o governo estadual também dará início à execução de novas obras de dragagem de rios, drenagem de ruas centrais do município e recuperação de mais quatro encostas—desta vez, atendendo ao distrito de Conselheiro Paulino.
Ainda na solenidade na Câmara, os governos estadual e municipal assinaram a prorrogação do pagamento do aluguel social (R$ 500 mensais) por mais 12 meses para atender famílias que perderam suas moradias na devastação climática; e também uma operação para desobstrução de estradas vicinais e outras ações para atender a população da zona rural na Região Serrana. O vice-governador também garantiu que o governo estadual já obteve empréstimo junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a construção da propalada Estrada do Contorno. As 21 pontes anunciadas em maio passado também fazem parte do pacote de obras a ser iniciado em Nova Friburgo. Segundo o vice-governador, a desapropriação da Fábrica Ypu, onde será instalado um polo universitário, e a aquisição do antigo Cavs, na Ponte da Saudade, para a implantação de um hospital de tratamento do câncer, também evoluíram e devem ser concretizados ainda no primeiro semestre de 2012.
“Vencer a burocracia e o tamanho da tragédia foi muito difícil. Aqui, em Nova Friburgo, também enfrentamos obstáculos políticos, mas estamos vencendo as dificuldades e caminhando para a reconstrução”, destacou Pezão em seu discurso.
Na mesa principal da solenidade, além de Luiz Fernando Pezão e Sérgio Xavier, estiveram os secretários estaduais Rodrigo Neves (Assistência Social) e Christino Áureo (Agricultura), o presidente da Federação da Agricultura, Rodolfo Tavares, e o presidente da Câmara, Luciano Faria.
* VER COLUNA COMPLETA EM 'BASTIDORES DA POLÍTICA - 29 DE DEZEMBRO 2011'
Deixe o seu comentário