Pesquisa realizada pelo Convention Bureau conhece o perfil dos turistas que visitaram a cidade durante o carnaval

terça-feira, 17 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Durante o Carnaval, o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau realizou uma pesquisa junto aos meios de hospedagens, restaurantes, atrativos turísticos e o comércio. Mais de 300 pessoas foram entrevistadas no sábado e domingo de Carnaval no centro da cidade, na estrada Tere-Fri, em Mury, Lumiar e São Pedro da Serra. Entre os entrevistados, 94,48% eram do Rio de Janeiro, 2,16% de São Paulo e 1,53% de Minas Gerais.

Os entrevistados responderam a 13 perguntas, entre elas, o motivo pelo qual escolheram a cidade para passar o Carnaval. Sendo 62,27% para fugir da agitação dos grandes centros, 22,08% para desfrutar da gastronomia e atrativos turísticos e 9,82% para conhecer o Carnaval de Nova Friburgo. O meio de hospedagem utilizado também foi pesquisado, 56,75% ficaram hospedados em pousadas ou hotéis, 23,61% em casa de parentes ou amigos e 17,79% em casa de veraneio. Quando perguntados sobre as mudanças realizadas no Carnaval da cidade, 68,41% afirmaram desconhecer as mudanças, 14,42% responderam bom e 4,91% ótimo. A última pergunta foi relacionada à estrutura da cidade para receber o turista e o que acharam dos atrativos visitados, 50% responderam bom, 25,46% ótimo e 11,35% regular. Todos os entrevistados participaram do sorteio de uma linda cesta de produtos típicos. O sorteio foi realizado no dia 9 de março e a vencedora foi Fernanda Freire, do Rio de Janeiro.

Para o presidente do Nova Friburgo Convention Bureau, José Alexandre Almeida, o resultado da pesquisa vem confirmar o que todos já sabem, que a alta ocupação da rede hoteleira não está diretamente ligada a realização do Carnaval. “O Carnaval é importante para a cidade em função de uma grande parcela da população aproveitar o feriado e procurar destinos mais tranquilos para o descanso. Podemos gerar mais receita para a cidade se conseguirmos direcionar esforços em criar atrativos alternativos para as crianças e a terceira idade.” Segundo José Alexandre, a cidade deveria aproveitar esse momento e realizar uma campanha publicitária nos mercados emissores de turistas vendendo o clima, a tranquilidade e a gastronomia da cidade.

O objetivo da pesquisa é atualizar o banco de dados do setor de turismo da cidade, que desde 2004 não realiza pesquisas quantitativas. “É importante a atualização dos nossos dados para sabermos em qual mercado devemos atuar e como pensa o turista em relação à estrutura da cidade.” diz José Alexandre. Vale destacar que essa iniciativa do Convention Bureau também deverá acontecer nos principais eventos geradores de fluxo turístico como: Festival de Inverno, Fevest e Festa da Flor.

Para ficar por dentro dos dados completos da pesquisa, acesse o site do Convention: novafriburgocvb.com. br. Mais informações através do telefone 2533 0059.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade