O professor da Universidade Candido Mendes, campus Nova Friburgo, Sidney Mathias da Conceição, participou da 33ª edição do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep), realizada em Salvador (BA), entre os dias 8 e 11, para apresentar aos estudantes e professores de várias instituições do país a metodologia utilizada e as conclusões alcançadas através de seu trabalho de dissertação do mestrado em economia, recém-concluído.
Dentre milhares de artigos enviados para o Enegep, alguns são aprovados para publicação nos anais do evento e seus autores convocados para apresentá-lo ao público.
"Analisando a execução orçamentária por área governamental de todos os municípios brasileiros de 1998 até 2012 e comparando com os resultados das tentativas de reeleição de prefeitos nas eleições de 2000, 2004, 2008 e 2012 foi possível observar correlação da situação do prefeito (reeleito ou não reeleito) com a distribuição de recursos dentre as pastas (secretarias) durante os quatro anos de sua primeira gestão.
"Os municípios foram separados em seis grupos, segundo suas similaridades (por quantidade de habitantes e despesa orçamentária per capita) e, tanto com análises estatísticas quanto com análises econométricas, pode-se constatar que, na maioria dos casos, maiores investimentos em urbanismo e agricultura aumentam a probabilidade de reeleição de um prefeito. Por outro lado, quanto mais aplicação de recursos na função do Legislativo, piores são as chances de sucesso na tentativa de reeleição.
"A grande surpresa ficou por conta das despesas realizadas nas funções da Educação e Saúde, tidas notoriamente como as mais críticas do sistema público. Nestes casos, constatou-se, estatisticamente que, na maioria dos grupos e anos analisados, quanto mais investimentos nestas duas áreas menores são as chances do prefeito se reeleger”, descreveu o professor em sua apresentação.
Quando indagado sobre a conclusão de seu trabalho, o professor Sidney afirmou que o resultado é numérico e reflete o ocorrido historicamente no período analisado e que as causas para este fato deverão ser analisadas em futuros trabalhos acadêmicos.
Deixe o seu comentário