Pesquisa aponta estabilidade em número de funcionários nas indústrias da região

Sondagem da Firjan revela que os empresários locais estão mais otimistas que a média do estado para os próximos meses
sábado, 06 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Pesquisa aponta estabilidade em número de funcionários nas indústrias da região

A pesquisa de Sondagem Industrial divulgada sexta-feira, 5, pelo Sistema Firjan apontou que o número de empregados contratados pela indústria ficou estável (50,1 pontos), após 39 meses consecutivos de queda, na Região Centro-Norte Fluminense. De acordo com o estudo, houve melhora na atividade econômica no mês de março. O volume de produção aumentou (51,9).

Apesar disso o industrial ainda produziu mais do que esperava vender, pois estoques ficaram com nível acima do planejado (52,6). Indicadores acima dos 50 pontos indicam otimismo e abaixo, pessimismo.

Na contramão, a insatisfação dos empresários do Centro-Norte com a situação financeira (35,0) de suas empresas continuou em março. Contribuíram para essa condição a dificuldade de acesso ao crédito (27,0) e as baixas margens de lucros operacionais (34,1).

Para os próximos seis meses, a expectativa dos empresários industriais do Centro-Norte fluminense é mais otimista que a média do estado do Rio de Janeiro. Eles esperam o aumento da demanda por produtos (65,4) e, consequente compra de matéria-prima (61,4). Vislumbram a recuperação da atividade econômica, tanto interna como externa (53,0). Com isso, já planejam novas contratações (52,7). Por sua vez, para retomada dos investimentos (44,0) ainda aguardam sinais mais robustos da atividade econômica.

A Sondagem Industrial envolve os municípios de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Carmo, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Trajano de Morais e Santa Maria Madalena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Firjan | economia
Publicidade