Personalidades e instituições homenageiam A VOZ DA SERRA

Nos seus 70 anos, A VOZ DA SERRA recebe a homenagem de políticos, empresários e colaboradores, além de diversas instituições - todos reconhecendo a importância e a força do imprensa do interior.
terça-feira, 07 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra

"Ao chegar aos 70 anos, A Voz da Serra recebe mais uma vez o reconhecimento por seu comprometimento com o jornalismo de qualidade, respeito à informação e prestação de serviço. 

A força do interior está presente em suas páginas e já se transformou em orgulho para Nova Friburgo. O grande alcance e repercussão das notícias, assim como a circulação sem interrupção por sete décadas, ajudaram a construir a credibilidade do veículo de comunicação, que já se tornou fonte viva da história da Região Serrana. 

A Voz da Serra é um dos jornais mais respeitados do interior do Rio de Janeiro. O espírito inovador foi essencial para que fosse uma das primeiras empresas a apostar na internet e contribuísse ainda mais para o acesso à informação de forma transparente. 

Que o compromisso com o bom jornalismo se renove por mais 70 anos e A Voz da Serra siga como referência de ética, isenção e respeito ao interesse público.” 

Luiz Fernando Pezão, governador do estado do Rio de Janeiro

 

"Não poderia, de forma alguma, deixar passar a data de 7 de abril de 2015 sem enviar nossos cumprimentos a esse valoroso jornal. 

Aproveito a oportunidade para parabenizar toda a equipe deste veículo de comunicação pelos 70 anos de serviços prestados à Região Centro-Norte Fluminense e, em especial, à nossa Nova Friburgo. Não poderia deixar também de registrar que, na ocasião em que ocupei uma cadeira de deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, tive o prazer de entregar ao Jornal A Voz da Serra a Medalha Tiradentes, a mais importante distinção oferecida pela Casa Legislativa.

Nossos sinceros parabéns à Família Ventura e direção, equipe e colaboradores do Jornal!”

Rogério Cabral, prefeito de Nova Friburgo

 

"O Jornal A Voz da Serra, ao longo de sua história, vem galgando conceito e credibilidade em nosso município. Nestes 70 anos de existência, a presença do Jornal tem se destacado de forma clara e responsável, mantendo a população friburguense a par dos acontecimentos. Parabéns, A Voz da Serra, pelos 70 anos de dedicação, carinho e amor a nossa cidade, e parabéns a todos que, direta ou indiretamente, contribuem para sua manutenção ativa e viva em nossas vidas.” 

Marcio Damazio, presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo

 

"Parabenizo o jornal A Voz da Serra pela celebração de 70 anos de atividades e serviços indispensáveis para o cidadão de Nova Friburgo.”

Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados

 

"Venho cumprimentar e parabenizar pelos 70 anos o Jornal A Voz da Serra e a imprensa do interior. Que vocês continuem realizando esse trabalho de suma importância para o interior do nosso estado, levando e trazendo a notícia a todos. São meus sinceros sentimentos.”

Bebeto, deputado estadual

 

"Parabenizo o Jornal A Voz da Serra pelo aniversário de 70 anos. O jornalismo é, sem sombra de dúvida, um dos mais importantes instrumentos sociais. Traz informação, reflexão e provoca mudanças na sociedade. Parabéns a todos os profissionais que se dedicam diariamente para levar informação de qualidade à Região Serrana.”

Romário, Senador da República

 

"O Jornal A Voz da Serra é parte concreta da história de Nova Friburgo! Completar 70 anos ininterruptos, em uma era onde as informações estão sendo feitas cada vez mais informalmente, mantendo a qualidade e a credibilidade da informação, é algo diferenciado. Eu, particularmente, sou um leitor diário do jornal e tenho um carinho enorme pela direção e por cada funcionário. Desejo que o AVS continue fazendo história e alavancando o nome do nosso município. Um grande abraço.”

Glauber Braga, Deputado Federal

 

"Um jovem senhor que se reconhece no tempo, se renova a todo tempo e, consegue, ao mesmo tempo, ser protagonista da história tanto quanto seu maior biógrafo. Tenho orgulho de fazer parte desta história. O Jornal A Voz da Serra cumpriu, cumpre e cumprirá com maestria seu papel de dar voz a quem não tem voz e informar para transformar a nossa Região.” 

Wanderson Nogueira, Deputado Estadual

 

"A história do jornal A Voz da Serra se confunde com parte da cidade de Nova Friburgo. Um Jornal diário, que completa 70 anos, onde a família Ventura se sucede na sua direção desde a sua fundação, dando prosseguimento a esse projeto sério, independente e responsável com o trato da notícia e da informação, especialmente da Região Norte Serrana. Minha homenagem, meu respeito e meu reconhecimento, não só em nome do meu mandato, mas em nome do Parlamento Estadual que representa a população do nosso Estado. Parabéns pelos 70 anos! Obrigado pela contribuição que esse jornalismo tem oferecido a toda a região. Que venham mais 70 anos!”

Comte Bittencourt, Deputado Estadual

 

"Faço de modo proposital um corte na trajetória das três gerações de gestores do Jornal A Voz da Serra para destacar a figura daquele que foi em vida o principal divisor de águas da sua história. Faço isso para falar do Laercio Ventura, que em seu tempo conseguiu superar todos os desafios que é manter um jornal no interior quando muitos nas grandes capitais sucumbiram.

Para muitos, bastaria apenas esse feito para ser eternamente reconhecido. Mas não para o Laercio. Ele sempre queria mais notícias, informações, esclarecimento, prestações de contas e tudo o que a população de nossa cidade e região tivesse direito de saber.

Fazer e manter um jornal exige no mínimo ser atual, ter conteúdo e acima de tudo ter credibilidade. Essa era a grande diferença que Laercio sempre imprimiu em cada edição do jornal de tal modo que ele passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. Esse é o legado que se perpetuará por toda a história da nossa Nova Friburgo.” 

Walter Thurler

 

"70 anos do Jornal A Voz da Serra: o mundo respirava a Segunda Guerra Mundial sem saber que a esperança renasceria em poucos meses. Não existia Brasília, Getúlio Vargas governava, era um Brasil diferente e com certeza uma Nova Friburgo que poucos conheceram.

Não sabemos ao certo o que inspirou seu Américo Ventura, mas através de Laercio aprendemos a ter a persistência de um guerreiro e a ternura de um pai. Sim, o Jornal A Voz da Serra foi para essa cidade tão sofrida um pai, que nos deu um norte através da lucidez de suas matérias e da coragem de suas posturas em momentos que precisávamos dela.

A TV Zoom sempre teve este grande veículo ao lado e se inspira nele para desbravar o presente e o futuro revolucionário da mídia mundial em seu contexto local.

Obrigado, seu Américo, obrigado, Laercio, e muita força, Adriana. Estamos juntos!” 

TV Zoom

 

"Nova Friburgo tem o prazer de abraçar a família Ventura pelas sete décadas dedicadas em contar a história da nossa cidade. A cada edição, os textos e imagens que compõem a trajetória de um município e sua vida política, econômica, cultural, esportiva e social. Sempre com responsabilidade e compromisso com os fatos que influenciam diretamente a população friburguense e toda a região. A Voz da Serra possui importância ímpar para a nossa sociedade, e por isso, na comemoração desta data especial, agradecemos por cada folha impressa ao longo destes 70 anos.”

Leonardo Asth, Friburgo AM

 

"Um mestre e amigo, para sempre. Conviver com Laercio Ventura, desde 1976, quando fazer jornal exigia usar os tipos fundidos em chumbo, a tecnologia nos fez avançar para o bem mais moderno. Como bom amigo, conselheiro e experiente, Laercio era mestre na sua missão de fazer um bom jornal, com maquinaria lembrando Gutenberg, que inventou a tipologia gráfica. Ele estava presente em todos os momentos na fundação da associação de jornais, participava intensamente dos eventos e se aliava às boas ideias, comigo, participando na Abrajori e desde 1981, foi fundador da Adjori. No cargo de tesoureiro, na minha gestão, alinhamos o objetivo de comprar a sede própria em Niterói. A sua assinatura conjunta no cheque da entidade, era a certeza da austeridade. Exemplos não faltaram. E toda uma história consagrada de muitos anos dedicada ao jornalismo sério e honesto, foi a imagem das homenagens póstumas recebidas quando ele nos disse adeus. Mas, para nós ele não foi. Continua vivo na nossa memória.”

Oscar Pires, diretor de "O Debate”, de Macaé

 

"Reformulações, nova marca, renovação do site e a missão de interagir com o leitor nos mais variados canais de comunicação.

Esses são os itens que fazem parte das comemorações dos 70 anos do jornal A Voz da Serra, durante as sete décadas de presença na cidade de Nova Friburgo.  Em nome da Associação dos Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro, parabenizo a equipe pelos 70 anos da nossa A Voz da Serra.

Que os próximos anos sejam de mais sucesso, conquistas e alegrias, de modo a possibilitar a continuidade da prestação do excelente serviço a toda a sociedade do estado do Rio de Janeiro e em especial a Nova Friburgo e à defesa da liberdade de expressão!”

Paulo Cesar Caldeira, presidente da Adjori-RJ

 

"Enquanto tem meio de comunicação que ‘Só Tenta’, o nosso amado Jornal A Voz da Serra ‘É setenta’ e será muito mais... Afinal, a competência, fibra, determinação, poder de luta e mérito de vitória são virtudes que com certeza fazem parte do DNA da admirável família Ventura. Por isso, e sabendo um pouco do quanto é e sempre foi difícil fazer jornal impresso no interior, enfrentando adversidades de toda natureza, quero em mais este momento da história deste importante jornal de Nova Friburgo, da região e do Estado do Rio deixar meu apreço, carinho, cumprimentos e verdadeira admiração aos saudosos Srs. Américo e Laercio, assim como aos queridos amigos Adriana, Gabriel e outros ‘Venturas’ que poderão vir a ajudar também fazer eterno este meio de comunicação. Fico muito feliz em poder externar estas singelas palavras, porque dos 70 anos de AVS eu tenho a hora de estar participando como colaborador nestas últimas três décadas.”

 Luiz Antonio Dias

 

"Nesses 70 anos muita coisa mudou em Nova Friburgo e o Jornal A Voz da Serra noticiou todas estas mudanças, na sociedade, cultura, política e economia. Só uma coisa não mudou: o compromisso com a verdade dos fatos. Parabéns, Jornal A Voz da Serra, por essa bela história.”  

Manolo Lois, SBT

 

"Mais do que ser um completo e fiel registro da história de Nova Friburgo, A Voz da Serra é protagonista dessa história, pois não apenas observa e relata os acontecimentos, mas faz as coisas acontecerem. Com críticas fundamentadas, elogios oportunos e sugestões sensatas, ajuda o leitor a formar opinião, a tomar posição. Conscientiza-o de que ele é parte dos problemas e das soluções. Motiva-o a exercer sua cidadania e a interferir na realidade, para torná-la melhor a cada dia.

Diretores, redatores, repórteres, colunistas, e toda a equipe de apoio — da portaria à gráfica —, todos honram a tradição de integridade jornalística que receberam de Américo Ventura Filho e Laercio Rangel Ventura.

Qualidade gráfica e editorial, tradição e modernidade amanhecem todos os dias nas bancas, nas páginas de A Voz da Serra.

Por tudo isso, todas as vozes friburguenses hoje se unem para cantar com entusiasmo: ‘Parabéns pra você, jornal orgulho de Nova Friburgo!’”

Robério José Canto, presidente da Associação Friburguense de Letras

 

"Não é à toa que te chamamos ‘A Voz da Serra’. Afinal, são 70 anos na luta pela melhor notícia, mesmo quando ela não é boa. São 70 anos na briga pela defesa dos direitos à voz daqueles que, na Serra ou ao lado dela, precisaram falar. Nem a rouquidão dos regimes autoritários nem a brandura dos governos permissivos conseguiram calar esse Jornal combativo, hoje setentão, modelo de várias gerações: a nossa A Voz da Serra.

Mergulhei em um passado recente e imaginei meu amigo e irmão mais velho Laercio Ventura no meio de sua sala, aliás, de sua mesa, que parecia uma ilha, cercada de papéis por todos os lados. Cuidava de cada centímetro, de cada indicação, cada notícia. Creiam, o Jornal sobreviveu 70 anos e sua permanência entre nós certamente se deve ao empenho e qualidade dos seus colaboradores, na maior parte do tempo liderados por esse timbre da singeleza: Laercio Ventura.

Adriana, Gabriel e Dalva: A luta continua. ‘Ave – A Voz da Serra’.” 

Alexandre Gazé

 

"A Associação Comercial de Nova Friburgo acompanhou a trajetória do jornal durante seus 70 anos e presenciou o seu compromisso com a notícia a serviço de Nova Friburgo. Parabéns ao Jornal A Voz da Serra pelas suas sete décadas de história. Há três gerações informa e colabora com o desenvolvimento da nossa região.”

Flávio Stern, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo

 

"Comemorar 70 anos de palavras, reportagens, imagens e emoções que entraram, e entram, na atmosfera friburguense, mesmo diante de dificuldades e obstáculos.

Comemorar a oportunidade de criar e recriar a vida, vestindo-se com todas as cores da bandeira de nosso município.

É tempo de entusiasmo e louvor!

É tempo de continuar com toda a disposição de setenta anos atrás!

Depositamos, nessa homenagem, todo o nosso agradecimento por esta data tão significativa, e que ela seja, ainda maior, a cada ano, a cada aniversário.

Descrever a alegria de toda a família modelense é descrever o pulsar forte de um coração orgulhoso, feliz, na certeza de que é possível sonhar, é possível fazer planos e acreditar, fortalecendo uma energia para assim realizá-los.

Continue, nesse momento de festa, enchendo a nossa cidade de felicidade, através de seu canto, de seu grito, de sua voz: A Voz da Serra!

 Feliz Aniversário!” 

Colégio Modelo 

 

"O que é A Voz da Serra 70 anos? É a referência e orgulho de Nova Friburgo. Sou seu leitor de carteirinha há 62 anos ininterruptos. Posso afirmar que é o maior e melhor veículo formador de opinião de nossa cidade. Me recordo da minha relação com o jornal, que começou nas reuniões na casa da minha avó, onde todo dia no café da tarde o Tio Meco e os irmãos debatiam assuntos da política municipal e que seriam publicados aos sábados nas páginas de A Voz da Serra. Adorava a coluna ‘Pílulas’, escrita pelo Tio Meco, que tratava com muita acidez os problemas na época. Parabéns, Adriana e Gabriel, que Deus os iluminem para prosseguir os ideais de Tio Meco e Laercio.”

Toni Ventura 

 

"Como foi o primeiro jornal a entrar na minha casa e na minha vida, é possível que A Voz da Serra tenha sido determinante na minha escolha profissional muitos anos depois, ainda que inconscientemente. Durante anos, as coisas só aconteciam para meu pai quando saíam no "jornal do Meco” — meu primo Américo Ventura, o fundador. De lá para cá, a Voz passou de pai para filho e de filho para filha, ou seja: quando Américo morreu, em seu lugar ficou o filho Laercio, assim como Adriana foi a sucessora de seu pai Laercio. O que há de extraordinário nessa história que acompanhei foi que a cada sucessão, temia-se pelo destino do projeto. "Será que Laercio vai dar conta da empreitada?” Duvidava-se, como mais tarde se diria o mesmo em relação a Adriana. "Não será muita responsabilidade para uma mulher?” Pois não só deram conta, como cada um aperfeiçoou a obra anterior. Acho que o que deixará Américo e Laercio mais felizes na comemoração desses 70 anos é tomar conhecimento de que o legado deixado por eles foi não só mantido e atualizado, como melhorado. Para mim, a grande surpresa foi descobrir que aquela menina que vi nascer se transformou de repente numa competente colega de ofício deste velho profissional, capaz de garantir a continuidade do projeto de seu pai e de seu avô: Adriana Ventura. Parabéns!”

Zuernir Ventura

 

"Falar do Jornal A Voz da Serra nos seus 70 anos é gratificante e, por certo, emociona. Logo me remete ao sonho de três gerações da minha família que, com muita determinação, coerência e lealdade conduziram erguida a bandeira do bom jornalismo em nossa cidade.

Impossível não lembrar, e mesmo ainda ouvir, os assobios do vovô Meco ao lado da velha máquina de tipografia. Quanto trabalho para montar cada palavra, em uma época que nem se ouvia falar em computador!

Da mesma forma, impossível esquecer o cantarolar tão peculiar do meu tio Laercio, especialmente diante de eventuais problemas e desafios que rotineiramente enfrentava para que o jornal jamais faltasse nas bancas.

Ambos se foram, mas o trabalho que construíram se perpetuou não só na minha história, mas na história de Nova Friburgo. A Voz da Serra se tornou imortal. E hoje minha prima Adriana, com o filho Gabriel, estão dispostos a manter este legado por mais 70 anos. Que venham muitos aniversários como este, pois verdadeiramente são dignos de comemoração!

Parabéns para A Voz da Serra! Uma história de família, à qual tantos já se juntaram e da qual muito me orgulho. É bonito demais pertencer a uma família que transcende a própria história!”

Antonio Ventura Lugon

 

"Nos anos 80 procurei Laercio Ventura para que A Voz da Serra fosse a anfitriã dos notáveis congressos anuais da Adjori-RJ, reunindo a imprensa do interior. Ele ponderou que, desde um congresso de jornalistas, a rede hoteleira friburguense ficou traumatizada com o desacerto daquele encontro, que era patrocinado pelo governo federal da época em que o conheci.Mas a sua credibilidade era inesgotável na cidade em que se cultuava os valores humanos e as portas dos hotéis foram abertas pelo seu aval.

Ao concorrer à presidência da Associação Brasileira, entre tantos nomes do sul do país, convidei para tesoureiro este símbolo de responsabilidade, de capacidade e do amor ao bem público. 

Um novo problema, naquela época inflacionária. Feita a prestação de contas, aprovada com louvor, dois meses após transmiti o cargo, em São Paulo, e pedi-lhe que remetesse o saldo existente no Banco do Brasil, de Nova Friburgo. A remessa foi com 50% a mais do saldo contábil, fruto dos rendimentos inflacionários da ‘caderneta ouro’ .

Ao seu velório orgulhei-me de tanto reconhecimento de toda a sociedade friburguense a este homem, cuja falta significa, para mim, como se Friburgo houvesse perdido as suas flores.

Na altura em que se encontra, imagino sua alegria por ver A Voz da Serra conduzida pela quarta geração Ventura, com a filha e o neto, Gabriel, aceitando o desafio de corresponder ao seu patrimônio ético e moral.

A Voz da Serra venceu 70 anos de lutas e continua lutando por Nova Friburgo, por um Brasil com gente exemplar como Laercio Rangel Ventura.”

Jourdan Amora, jornal A Tribuna, de Niterói

 

"Nova Friburgo ganhou, nos últimos 70 anos, um parceiro incansável, que vive para ela e por ela: o jornal A Voz da Serra. É um companheiro que celebra sua beleza, divulga seus encantos, defende seus direitos, ao mesmo tempo em que denuncia suas mazelas e luta para que ela se torne cada vez melhor. As histórias de ambos se entrelaçam; não é possível contar uma sem mencionar a outra. Por isso, nesta data tão especial, nós, friburguenses, só temos a agradecer ao jornal A Voz da Serra pelo importante papel na vida de Nova Friburgo. E desejar que essa parceria permaneça forte, gerando bons frutos e obtendo sempre muito sucesso. Parabéns, A Voz da Serra! Que venham mais 70 anos!” 

Braulio Rezende Filho, presidente do CDL e Sincomércio de Nova Friburgo

 

"É motivo de muito orgulho, para nós friburguenses, podermos contar com um veículo de comunicação como A Voz da Serra. Independente, honesto e verdadeiro em suas matérias. Parabéns por esta data de tão significativa importância.”

Adauto Ribeiro, Casa Friburgo 

 

 

"A história de Voz da Serra caminha ao lado da história da Indústria e do desenvolvimento de Nova Friburgo, sempre mantendo os empresários e a população atualizados sobre os assuntos mais relevantes do município e da Região Centro-Norte Fluminense. Parabéns pelo sucesso nesses 70 anos, e que essas histórias estejam entrelaçadas por muitos anos que virão.” 

Márcia Carestiato, presidente da Firjan Nova Friburgo

"O jornal se modernizou, acompanhou a evolução da era digital, e continua sendo fonte de notícia de extrema relevância, com a segurança de veracidade das informações, inteligência e qualidade. Cada meio de comunicação possui um caráter específico, uma particularidade, e o jornal impresso não deixa de ter a sua importância. Quem lê o jornal não costuma ler apenas a capa, como muitos fazem na versão eletrônica. O leitor vira as páginas, sente o cheiro do jornal em suas mãos, que, em muitas vezes, remete a lembranças de uma vida inteira. É maravilhoso comemorar os 70 anos do A Voz da Serra e fazer parte desta história de sucesso.” 

Rogério Faria, presidente da Stam

 

"O Jornal A Voz da Serra é a memória, a comunicação e a reflexão que fazemos, como friburguenses, sobre nós mesmos. Não se trata apenas de uma empresa. É a notícia local, com abertura para o debate e o contraditório. Num tempo de comunicação cada vez mais virtual, o Jornal é o espaço que tem seu valor exatamente porque nos faz parar para ler e folhear suas páginas. Nos faz dedicar tempo e cuidado com o que realmente é relevante para a cidade.

Comemorar 70 anos é para poucos!  Passar por sete décadas e ainda se reinventar é somente para quem tem uma missão para além do que o papel pode conter. Parabéns ao Jornal, sua equipe e sua história. Nova Friburgo é a cidade que amamos, em parte, porque temos o privilégio de diariamente ler o Jornal A Voz da Serra.”

Ricardo Lengruber, presidente do Codenf

 

"Setenta anos de uma empresa é sinal de competência de seus diretores e colaboradores. Sou assinante do jornal A Voz da Serra desde 1985, ou seja, 30 anos acompanhando nossa cidade através de seus exemplares diários. Manter um jornal imparcial politicamente, numa cidade média como a nossa Nova Friburgo, requer muito conhecimento e habilidade. 

Minha empresa, já existe exatamente à metade do tempo do jornal A Voz da Serra, e sei muito bem das dificuldades que passamos com os altos impostos, as altas taxas de juros oficiais e todos os planos econômicos que atravessamos. Acredito que outros setenta anos virão, e como este jornal, também estaremos trabalhando para o desenvolvimento da nossa Nova Friburgo! Parabéns, Adriana Ventura, seus filhos e todos colaboradores diretos e indiretos deste grande jornal!

Jairo Wermeliger Araujo e famíla, Wermar

 

"Compromisso diário, arrumar assunto, descobrir um filão inédito, uma entrevista marcante, uma reportagem retumbante. Uma nota social, um texto para o obituário. Discussões, pontos de vista, cafezinhos de reconciliação. Em princípio, um princípio: sem rotina. Jornalismo é volátil, surpresas no dia a dia. Uma notícia na esquina, uma batida policial, uma briga de político, um gol anulado, um atropelamento, uma tragédia, uma felicidade, uma tristeza. Assim foi e está sendo a minha relação com A Voz da Serra. Cada dia uma novidade. ‘Nada mais velho que o jornal de ontem’, vamos em frente. Laercio, amigo, chefe, perda e tristeza. ‘Antonio, não esqueça o editorial do dia 7.’ Certo, chefe. Vida que segue. ‘Antonio, vamos comemorar juntos os 70 no 7 de abril.’ Certo, chefa Adriana, estamos juntos. Até o fim.”

Antonio Fernando, desde 1990

 

 

"Privilégio participar da equipe de A Voz da Serra por mais de 30 anos. Jornal presente e atuante, responsável por publicar os atos de relevância para Nova Friburgo e região, atendendo os interesses da população com a divulgação dos fatos e fazendo história. Parabéns pelos 70 anos.” 

Maria Sueli Ferreira da Silva,  ex-funcionária por 30 anos

 

"São 70 anos dignificando a imprensa brasileira com lisura e responsabilidade pela história do nosso país, a partir de Nova Friburgo. Nós, nativos ou adotados, nos orgulhamos dessa trajetória que sempre avivou e contribuiu para a memória de nossa cidade. Obrigado, A Voz da Serra, e parabéns!”

Julio Cezar Seabra Cavalcanti (Jaburu)

 

 

"AMOR À PRIMEIRA ESCRITA

Nosso caso de amor começou nos anos 60 quando, ainda sob o comando do velho Américo Ventura, tracei minhas primeiras linhas na coluna "Pílulas”, revezando com o próprio, os comentários políticos no cantinho da primeira página. Embora minha virgindade jornalista houvesse sido rompida em "O Nova Friburgo” anos antes, tambem escrevendo sobre o mesmo assunto à convite do Reginaldo Miranda, este mesmo que viríamos a nos juntar mais à frente quando A Voz incorporou o pessoal do jornal "A Folha”.                        

Estamos, eu e A Voz, com a mesma idade. Mas, enquanto o jornal a cada dia se renova e fica mais jovem, eu carrego os meus 70 com um corpinho (e barriga) ultrapassando os 100. 

TRÊS ESTÁGIOS

Com o Laercio a amizade passou por níveis diferentes. Começou nas mesas do Galeria Bar, com o cafezinho ao meio-dia que reunia um mesclado e selecionado time de nomes importantes da vida friburguense (Américo e Laercio Ventura, Antonio Decache, Joffre e Amir Challoub, Frederico Sichel, João Queiroz e Almir Saldanha, dentre outros) e continuou com estágios no Esperança Futebol Clube e no Nova Friburgo Country Clube, nos quais fomos diretores. Adentrei em definitivo aos gramados de A Voz da Serra em 1963, formando uma dupla com Paulo Santos quando o jornal estava instalado na Rua Monsenhor Miranda.

NOSSOS FILHOS

Numa época que a cidade era pródiga em jornais (todos semanários), a saber: O Nova Friburgo, Friburgo Jornal, A Paz (este, o único mais velho que nós), Correio Friburguense e Tribuna Comercial, eu e Paulo passamos a dividir a tarefa de produzir um jornal com o pessoal da oficina, a saber: Chico, Cisca e o saudoso Joel. Foi nossa a primeira tentativa de regionalizar o jornal criando uma Voz para os municípios que cercam Nova Friburgo, desde Cachoeiras de Macacu até Santa Maria Madalena. A grata e grande surpresa era a capacidade criativa do correspondente no Carmo, o Gismonti, que dentre todos era o mais frequente e prolífero. Espantáva-nos o fato da então pequenina Carmo ser capaz de produzir tantas notícias assim.

O PRÓDIGO

Certamente a criação que mais marcou a nossa (minha e do Paulo Santos) passagem por A Voz da Serra foi o Colunão. Com a devida aquiescência do patrão Laercio, era nele que mesclávamos os mais diversos e diferentes assuntos, tornando-o a coluna mais procurada, lida e comentada da cidade. O José Paulo Tavares, o "Rei das morenas e Imperador das mulatas”, definição dada pelo Paulo, ocupava a área mais popular e a do Samba.

Do atual escrete de A Voz da Serra, dois atletas são de nossa seleção: Hamilton Werneck e Luis Antonio Dias, o primeiro com uma produção literária que o torna o "Paulo Coelho” da área Educacional e o segundo com uma fidelidade e presença do tempo dos nossos avós.

ESTÁ FALTANDO ELE

Por fim, ao chegar aos 70 anos, posso parodiar alguns clássicos da música popular. Naquela mesa do Chimarron (que sucedeu ao Majórica) "está faltando ele e a saudade dele está doendo em mim”. A música e a letra de Sérgio Bittencourt falam e cantam a ausência do pai. No meu caso, o do amigo. Um irmão que perdi e ainda não me acostumei com a ausência.

Mas é tempo de alegria e não de lamentos.

Não há por todo este Brasil, na imprensa do interior, um jornal que tenha chegado aos 70 anos de vida sem deixar de estar nas bancas uma vez sequer.  É um feito para ser amplamente comemorado. Além das brenhas do Morro Queimado, salve também os 70 anos de A Voz da Serra que os Venturas ousaram varar."

Lúcio Flavo  Gomes da Silva

 

"Conheci o Jornal já 40 anos, de lá para cá, nossa relação que inicialmente era semanal, passou para tri- semanária e depois, diária. Tenho uma ligação muito forte com esse veículo de comunicação, acompanhei  suas transformações ao longo dessas quatro décadas e ele sempre esteve presente em minha vida pessoal e profissional. Meu vínculo com a família Ventura se deu através do amigo Mekinho, vitimado fatal e precocemente num trágico acidente automobilístico. Tempos depois, o destino se encarregou de me aproximar de Laercio Ventura, daí nasceu uma amizade filial e ele me adotou, assim como fazia com todos os amigos. Completamos Bodas de Prata de um fiel e leal relacionamento, quando difícil era não almoçarmos juntos às quintas. Uma das personalidades mais incríveis que já conheci, irreverente, perspicaz, crítico, de humor refinado, ácido quando necessário, generosíssimo para com os amigos e respeitoso aos adversários.Friburgo ficou mais pobre com a sua morte, deixou muitos órfaos, seus amigos. E assim, tenho acompanhado esse jornal resistente, rico de valores éticos e morais, comprometido em informar com rapidez e qualidade. O mais tradicional veículo de comunicação da região aproxima as pessoas, fazendo a população sentir-se refletida e representada. Adriana Ventura assume um grande desafio, suceder Américo e Laercio, dando continuidade ao legado de uma família que ajudou a construir e registrar a história desses 70 anos , ao mesmo  tempo, assumindo compromissos com as transformações do século 21, onde cada vez mais a sociedade entende que informação é poder e assim precisa ser alimentada. Dentre tantas necessárias iniciativas já tomadas, convoca seu filho Gabriel, um jovem e competente executivo, até então morando e trabalhando em Londres, para ser o seu braço direito. Ao lado de uma dedicada e comprometida equipe, Adriana vem superando adversidades conjunturais e mostrando que essa nova geração veio para ficar e brilhar."

Roosevelt Concy

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: A Voz da Serra
Publicidade