Personalidades do movimento negro em exposição

sexta-feira, 20 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Como parte da programação alusiva à Semana Nacional da Consciência Negra em Nova Friburgo foi inaugurada, na tarde da última terça-feira, 17, na sala anexa ao Plenário Jean Bazet, da Câmara Municipal, a exposição Nós mulheres negras, filhas da África. Trabalho do fotógrafo carioca Zezinho Andrade, que consiste em 40 fotografias de diversas personalidades femininas, nacionais e internacionais, retratando a luta do movimento negro e, principalmente, o debate étnico-racial.

Segundo Ilma Santos, presidente do Centro Cultural Afro-Brasileiro Ysun-Okê, “a escolha do local foi para causar impacto. Ninguém na Câmara está acostumado a ver trabalhos, como este, exposto aqui. Todas essas personalidades são exemplos a serem seguidos. São mulheres guerreiras, militantes e lutadoras, cada uma dentro de suas especificidades. Elas são as hastes da sociedade e representam a força, a liderança da mulher”, concluiu.

Já de acordo com o vereador Edson Flávio Coelho, “fazer esta exposição na Câmara é perfeito, por ser um espaço aberto a debates e ser democrático. O objetivo desta mostra é estreitar o relacionamento com os cidadãos e também valorizar a cultura negra, incentivando a sociedade a ser mais justa e fraterna”. A mostra poderá ser visitada até do dia 29, de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h.

A programação da Semana da Consciência Negra começou no sábado, 14/11 e vai até este sábado, 21, sendo que o ponto culminante será nesta sexta-feira, 20, Dia Nacional da Consciência Negra, feriado estadual, quando se realizará também o tradicional hasteamento de bandeiras dos países amigos, às 10 horas, na Praça das Colônias. O restante da programação consiste ainda nas seguintes atividades:

Sexta-feira, 20/11

A partir das 10 horas, hasteamento de bandeiras dos povos amigos.

Às 11 horas, plantio de Camélia.

A partir das 14 horas, hip-hop (a confirmar).

Às 17h30, a mostra Heróis de todo mundo.

Às 18h30, lançamento do livro Levando a Vida a Poetizar (Silvio Poeta).

A partir das 20 horas (a confirmar), apresentação da banda afro Barra Vento.

Sábado, 21/11

A partir das 10 horas, na Praça das Colônias, cantigas e brincadeiras, coordenadas pelo CCAB Ysun-Okê.

Às 11h30, mostra do vídeo Kiriku.

Às 14 horas, apresentação das culturas hip-hop e grafite de Humberto Bulhões.

Às 15 horas, apresentação da Associação de Capoeira Berimbau de Ouro.

Às 17h30, reapresentação do vídeo Heróis de todo mundo.

A partir das 19 horas, música, poesia e sarau literomusical fecham a noite, incluindo o Coro Sinfônico Euterpe Friburguense.

O restaurante com gastronomia afro-brasileira estará funcionando todos os dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade