Personalidades do jornalismo esportivo abrem Arquibancada Acadêmica na Ucam

segunda-feira, 03 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Personalidades do jornalismo esportivo abrem Arquibancada Acadêmica na Ucam
Personalidades do jornalismo esportivo abrem Arquibancada Acadêmica na Ucam

Bruno Pedretti

A Universidade Candido Mendes (Ucam) abriu na última quinta-feira, 29, o ciclo de palestras Arquibancada Acadêmica, que será promovido ao longo deste semestre. Personalidades do jornalismo esportivo participaram do evento, que consistiu num descontraído bate-papo com os alunos. Os convidados de estreia foram o apresentador da TV Luau, Alex Oliveira; o chefe de reportagem de A VOZ DA SERRA, José Duarte e o editor do jornal Campeão, Marcelo Torres.

O mediador da palestra, Alex Oliveira, iniciou o encontro relembrando sua experiência profissional e apresentou o idealizador do projeto Arquibancada Acadêmica, o aluno do curso de Comunicação da Ucam, Felipe Melo, que atualmente comanda o site www. arquibancadabrasil. com.br. No ar desde fevereiro, o site dá destaque aos torcedores dos clubes cariocas e vem conquistando um número crescente de acessos. “Tiro em média 200 fotos por evento, mas é pouco. Vamos ampliar o projeto”, comenta Felipe.

O ‘polêmico’ José Duarte, como foi apresentado por Alex Oliveira, falou sobre a dificuldade de se fazer jornalismo no interior. Com 27 anos de carreira e detentor de cinco bolas de ouro (prêmio oferecido aos 50 melhores jornalistas esportivos do país), José frisou o compromisso de passar sempre a verdade a seus leitores. “Quando você trabalha com a verdade não deve temer nada”, disse o também presidente da Associação Friburguense de Imprensa, editor de esportes de A VOZ DA SERRA e criador do blog Toque de Craque.

José defende os atletas que atuam na cidade. “Primeiro temos que divulgar os esportistas de Nova Friburgo, para depois dar ênfase aos de fora”, disse o jornalista. Para ele, é preciso mais investimentos no setor. “O Brasil é uma potência esportiva mal aproveitada. É preciso investir na educação através do esporte, para que os jovens tenham opções de futuro”, concluiu.

O editor do jornal Campeão, do Rio de Janeiro, e do Ataque (suplemento esportivo do jornal O Dia), Marcelo Torres, é um apaixonado pelo esporte. “A paixão vem desde pequeno e me aproximei do jornalismo por causa do esporte. Me divirto trabalhando com isso”. Marcelo citou a força das novas ferramentas de comunicação, como a internet, como estímulo à liberdade de expressão. “Dar furo no concorrente está cada vez mais complicado por conta da internet. Mesmo assim devemos sempre buscar a notícia exclusiva”.

Para encerrar, o jornalista falou sobre o mercado de trabalho no jornalismo esportivo. “Brasileiro lê pouco, com isso temos menos clientes, consequentemente os empregos reduzem, mas para quem está preparado a vaga aparece. Basta perseverar e ter talento”, enfatizou.

Ao final, um certificado de participação foi entregue aos convidados, encerrando assim a primeira edição do Arquibancada Acadêmica.

Nova Friburgo sediará os Jogos

Jurídicos Universitários de 2010

Lançamento será dia 13 de maio na Chopperia Mais 1

Em reunião realizada no Palácio Barão de Nova Friburgo, na sede da Prefeitura, o vereador Marcelo Verly, juntamente com os estudantes universitários Bernardo Egas e Leonardo Mesquita, confirmaram a realização dos Jogos Jurídicos Universitários 2010 em Nova Friburgo, no período de 3 a 6 de junho. O encontro contou com a presença dos secretários municipais de turismo, Nauro Grehs; esportes, Frank James; ordem urbana, coronel Hudson Aguiar Miranda, e também a diretora de infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação, Julieta Tavares.

Os jogos, que são promovidos há mais de duas décadas, reúnem estudantes de Direito das principais universidades do estado. São esperados cerca de três mil estudantes que competirão nas seguintes modalidades: futsal, basquete, vôlei, handebol, tênis, futebol de campo, tênis de mesa, judô, atletismo, natação e xadrez. As competições ocorrerão nos ginásios municipais de Olaria e Conselheiro Paulino, no ginásio Frederico Sichel, e no Friburguense Atlético Clube.

Durante os jogos jurídicos, diversas festas de confraternização acontecerão, à noite, em locais que serão confirmados em breve e contarão com a participação de diversos músicos conhecidos do público. No dia 3 de junho, a animação ficará por conta do cantor Buchecha, além dos DJs Bernardo Malta e Sany Pitbull. No dia seguinte, o grupo Monobloco e o DJ Klauss comandam a festa. Já no dia 5, será a vez de João Gabriel e dos DJs Tucho e Guga Fernandes agitarem os universitários.

“Este é um evento esportivo para ficar na história da cidade, pois vai congregar milhares de estudantes do ensino superior em Nova Friburgo, que cada vez mais se firma como um polo universitário da região e até mesmo do interior fluminense. Num único e grandioso evento reuniremos esportes e cultura, turismo e entretenimento, comprovando que o município tem totais condições de sediar eventos que promovam o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda” destaca Marcelo Verly, presidente da comissão de educação, cultura e esportes da Câmara Municipal de Nova Friburgo.

Baixada de Salinas vence Torneio início de futebol

Domingo passado, 25 de abril foi realizado no campo do Bela Vista no Campo do Coelho, o torneio inicio da 2ª Copa de Futebol de Campo com as seguintes equipes: Pilões, Bela Vista, Campinas, Prainha, Baixada de Salinas, São Lourenço.

Os resultados foram:

campeão: Baixada de Salinas, vice campeão: São Lourenço.

O evento tem apoio total da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Nova Friburgo e na primeira rodada lá estiveram: Vevet (São Lourenço), Alair (Pilões), Cristiano (Prainha), Devanir (Bela Vista), Gilmar (Campinas).

Botão do Friburguense consegue expressivas vitórias no Rio

Domingo passado, 25 de abril, em São Januário no estádio do Vasco da Gama, o futebol de mesa do Friburguense  conseguiu expressivas vitórias. Na categoria adulto com os atletas Pablo Pereira e Christopher Barres foram respectivamente campeão e vice, na primeira vez que dois atletas de um mesmo clube foram à final. Na categoria juvenil o Friburguense conseguiu o segundo e terceiro lugar com os atletas Matheus e Hiago.

Além do Friburguense, participaram desta fase do Campeonato Estadual as equipes do Vasco da Gama, Fluminense, Goytacaz, Portuguesa, Caxias, River e Bangu. Com os resultados os atletas do  tricolor passam a ocupar as primeiras posições do ranking 2010.

A delegação viajou com o apoio da Stam Metalúrgica e foi a maior em São Januário com cerca de 13 atletas que assistiram ao treino da equipe profissional do Vasco, fazendo uma manhã de fotos e autógrafos com os craques Carlos Alberto e Fernando Prass e ainda prestaram uma homenagem pelo recente aniversário do presidente Roberto Dinamite.

5 Toques

1- BASQUETE

O presidente Antonio Baptista Filho está ultimando os preparativos para a reimplantação das escolinhas de basquete no Nova Friburgo Country Clube. O projeto será aberto a toda comunidade friburguense e o treinador será Maurício que já esteve no clube na década de 90.

2- VILA OLIMPICA

O Ginásio Esportivo Frederico Sichel do Sesi na Vila Amélia poderá se transformar numa Vila Olímpica. A sugestão foi do ex-diretor do Country Clube, Marcio Xavier e foi aceita pelo secretário municipal de Esportes, Frank James Fernandes.

3- EDUCACÃO FISICA

O dia do profissional de educação física será comemorado na Câmara Municipal no dia 31 de agosto e os representantes terão uma hora e meia para debater o assunto com os membros do Legislativo.

4 - PREJUíZO

Com a queda para a segundona o prejuízo financeiro do Friburguense é muito grande e a diretoria terá que fazer um grande malabarismo para solucionar esta questão.

5 - GINASTICA

Um surpresa. Um dos mais tradicionais clubes da cidade, está incluindo a ginástica no seu hall de modalidades para o segundo semestre. Ainda não podemos divulgar o nome, mas os coordenadores já estiveram trabalhando fora de Nova Friburgo.

Fim de semana com muitos jogos decisivos pelo Brasil

O fim de semana terá vários jogos decisivos pelos campeonatos estaduais do Brasil inteiro. Alguns estados já definiram seus campeões como: Rio de Janeiro: Botafogo; Rio Grande do Norte: ABC; Paraná: Coritiba.

Nos jogos de ida pelo país os resultados foram:

São Paulo: Santos 3 x 2 Santo André

Minas Gerais: Ipatinga 2 x 3 Atlético

Rio Grande do Sul; Internacional 0 x 2 Grêmio

Bahia: Vitória 1 x 0 Bahia

Goiás: Atlético 4 x 0 Santa Helena

As partidas de volta terão novidades. Em São Paulo o Santos joga pelo empate, o mesmo acontecendo com o Grêmio no Sul do país. Em Minas Gerais o Ipatinga precisa vencer por dois gols de diferença enquanto que na Bahia está indefinido, se o Vitória vencer pelo placar mínimo será campeão, se empatar também, mas se o Bahia fizer 2 x 0 fica com o título. O Atlético de Goiás é o que tem a situação mais tranquila, só perderá o campeonato se o adversário vencer por três gols de diferença.

3º encontro de jipeiros

será neste sábado

A aventura já tem hora para começar. O 3º Encontro de Jipeiros Nova Friburgo x Sumidouro acontecerá neste sábado, 1º de maio (Dia do Trabalho), em Nova Friburgo. A concentração está marcada para 8h na Via Expressa, em Olaria, com saída prevista às 9h. Um dos organizadores do evento, Márcio José Porto Soares, acredita que uma centena de jipes, aproximadamente, participará do percurso que só terminará em Mariana, localidade do vizinho município de Sumidouro.

A Prefeitura de Nova Friburgo está apoiando o evento que foi organizado a partir de um fórum virtual, através do site www.4X4.brasil.com.br, sendo que vários Jeeps Clubes estarão presentes, a exemplo dos de cidades como Macaé, Niterói, Rio de Janeiro, Cachoeiras de Macacu, Campos, Cabo Frio, Rio das Ostras, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, entre outras.

O piloto Márcio Soares, que está na estrada há quatro anos, diz que tudo começou em um dos seus passeios de jipe em Penedo e Visconde de Mauá, quando conheceu um grupo de amantes de aventuras em quatro rodas e o convidou para visitar Nova Friburgo. Na primeira visita, o grupo não veio sozinho: 78 jipes participaram e assim aconteceu o primeiro encontro.

Este ano, a aventura não será diferente. Faça sol ou faça chuva, os jipeiros seguirão pelo Vale dos Pinheiros, passando pelo Parque da Pedra em direção à subida da Pedra da Catarina. Em seguida partem para a estrada de Teresópolis e atravessam o Haras do Gogó, ou Gogolândia, como é popularmente conhecido, continuando em direção à Mariana, pela antiga estrada do trem, próximo a Manoel do Queijo. “O trajeto é lindo. Vamos passar por túneis e cascatas. Uma aventura que vale a pena”, comentou Márcio.

Para participar do Encontro de Jipeiros basta comparecer ao local da concentração e adquirir camiseta e convite para o almoço. Segundo Márcio, com o valor arrecadado no ano passado, eles compraram material hospitalar e doaram à entidade de assistência social. Este ano, eles pretendem definir no fórum virtual o que será feito com o valor arrecadado com a venda das camisetas e convites para o almoço.

O evento conta com o patrocínio da Trilha Rio (Concessionária Troller) e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Panino, Monarco, Tração Mania, Droga Vita, Audio & Vídeo, Oficina da Cor e Auto Peças Líder. Mais informações podem ser obtidas com o próprio Márcio pelo telefone (22) 8802-0440.

A epidemia das figurinhas

da Copa do Mundo

Bruno Pedretti

omingo virou o dia dos apaixonados por colecionar figurinhas. Para essas pessoas a Copa do Mundo já começou desde a segunda quinzena de abril, época em que o álbum oficial de figurinhas da Copa do Mundo Fifa 2010, produzido pela Panini entrou em circulação. Mais de 600 cromos compõem o álbum, que traz figurinhas dos jogadores que participarão da competição em junho na África do Sul, escudos das seleções, fotos dos times, estádios que farão parte do evento, a taça da Copa, mascote entre outros adesivos.

Muitos acham que a mania de colecionar figurinhas não passa da falta do que fazer, outros se atraem pelo hobby, mas não gastam dinheiro por pensar que, embora seja algo relevante, para alguns, colecionar pode tornar-se um vício. O livro ilustrado, está movimentando todo o Brasil e em Nova Friburgo não é diferente. Atualmente, o assunto de muitos grupos é: “Quais figurinhas faltam para você completar? Você conseguiu tirar tal jogador? Troca essa comigo? Moço me dá R$ 10 de figurinhas...”.

Amizades são feitas por conta das figurinhas. Pontos de encontros, principalmente nas manhãs de domingo, movimentam alguns locais em Friburgo. Um dos lugares mais concorridos para trocas é na Av. Alberto Braune, próximo a duas bancas (lugar estratégico). A pequena pracinha, que durante a semana serve de encontro para os idosos e descanso para quem trabalha por perto, torna-se um badalado e concorrido palco de trocas de figurinhas da Copa.

O responsável por uma dessas bancas é Luiz Cláudio. Ele conta que os pacotinhos de figurinhas da Copa certamente são os que mais vendem na banca. O mínimo que o jornaleiro vende por dia são mil envelopes. “No domingo a venda triplica, por ser uma banca perto do lugar onde os colecionadores trocam as figurinhas. Toda hora tem alguém vindo comprar. Vendemos mais de três mil envelopes e a banca só fica aberta até uma hora da tarde.” Todas as pessoas, de todas as idades estão participando, segundo Cláudio, que também participa por hobby. Só nessa banca mais de 18 mil envelopes já foram vendidos em três semanas.

O livro ilustrado custa R$ 3,90 e cada pacotinho vendido na banca sai a R$ 0,75 contendo cinco figurinhas. Para completar os 640 espaços do livro ilustrado é preciso ser gasto no mínimo R$ 100, fora as indesejáveis figurinhas repetidas. E se enganam as pessoas que acham que a maioria dos colecionadores são crianças. Adolescentes, adultos e idosos independentemente do sexo participam da epidemia das figurinhas. A expectativa do álbum da Copa surpreendeu até mesmo a idealizadora do álbum, a editora Panini, que aumentou a produção para que seus consumidores não ficassem irritados por não encontrarem as figurinhas nas bancas. Mesmo assim a multinacional Panini, através de nota oficial à imprensa, afirmou que em diversos locais de venda em todo o país os cromos estão esgotados e que um trabalho de reabastecimento de envelopes está sendo realizado.

O vendedor Luiz Felipe Martins de 20 anos, coleciona as figurinhas da Copa do Mundo por já ser uma tradição na sua família. “Meu tio colecionava quando era menor, sendo assim, meu pai se atraiu pela mania e começou a colecionar, e hoje em dia fazemos a coleção juntos.” O gasto de Luiz fica em torno de R$ 20 a R$ 30 por semana, mas ele não liga, o que importa mesmo é completar o livro ilustrado. “Todo domingo venho até o ponto de troca juntamente com meu pai para trocarmos nossas figurinhas repetidas, estão faltando só 100 figurinhas para completarmos”, afirma Luiz Felipe.

O ponto de encontro para as trocas de figurinhas são extremamente atrativos para quem deseja completar rapidamente o álbum. Além de trocar as figurinhas, existem algumas pessoas que vendem as figurinhas que estão faltando. Essas pessoas ganham dinheiro com a diversão, é cobrado até R$ 5 por uma figurinha brilhante (escudos, taça da Copa do Mundo entre outras) que falta para completar o álbum, e por incrível que pareça é pago pelos colecionadores. A maioria das pessoas se organizam, e anotam os números dos cromos que faltam para completar a coleção, para que no dia da troca não se percam com tantas figurinhas.

Em Santo André, São Paulo, 135 mil pacotes de figurinhas foram roubados de uma transportadora, um dia antes de serem distribuídas para as bancas. Os cinco ladrões levaram 35 caixas lacradas, equivalente a mais ou menos R$ 100 mil. Na mesma semana os policiais encontraram o valioso carregamento em uma favela de São Bernardo do Campo-SP, o que mostra o valor que as figurinhas da Copa do Mundo têm no cenário nacional.

Montanha Cup: Nova Friburgo se prepara para receber 300 ciclistas

Neste domingo, 2, acontece pela quinta vez em Nova Friburgo a prova de ciclismo Montanha Cup, a mais importante do estado na modalidade mountain bike, reunindo cerca de 300 ciclistas de todo o país em diversas categorias – júnior (até 18 anos), elite, sub-30, feminino e veteranos (acima de 60 anos).

A largada será às 9 horas, no Centro de Turismo (Praça Dermeval Barbosa Moreira), passando por Mury, Macaé de Cima, Macaé de Baixo, Galdinópolis, Alto 50, Stucky, Colonial 61, Toledo e Sans Souci (chegada). O percurso totaliza 64 quilômetros, e o tempo de prova para os corredores de elite é de aproximadamente duas horas e trinta minutos.

Entre os participantes estão o campeão brasileiro, Robson Ferreira, que corre pela quarta vez em Nova Friburgo, e na categoria feminino, Manoela Vila Seca, que venceu a prova Trans-Portugal no fim do ano passado e está entre as cinco melhores ciclistas do Brasil.

Segundo o organizador do evento na região, Orlando Miele Júnior, o torneio Montanha Cup, realizado numa região de relevo bastante acidentado, é uma maratona parecida à corrida São Silvestre. “O desgaste físico dos atletas é muito grande; alguns ciclistas amadores levam até cinco horas para terminar o trajeto”, conta.

A premiação está marcada para às 14h30. Além de troféus e medalhas, serão distribuídos R$ 3.600 entre os primeiros colocados.

A competição é organizada pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura friburguense e do Exército Brasileiro, por intermédio do Tiro de Guerra de Nova Friburgo, que fará a sinalização do evento. O Montanha Cup conta com o patrocínio da Energisa, Stam, Águas de Nova Friburgo e Race Tech.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade