A abertura da Feira da Promoção (Fepro), na última quarta-feira, 8, foi marcada pela presença de autoridades municipais, que em discurso destacaram a importância do evento para a economia da cidade. Estiveram presentes também os organizadores da feira, que contaram um pouco sobre as novidades no espaço de festas, no layout dos estandes e na comunicação desenvolvida para esse ano.
A expectativa entre as autoridades, organizadores e expositores é que essa seja mais uma edição de sucesso de público e vendas, mesmo com a crise que abala o país nesses últimos meses. A oportunidade vem para promover o comércio local através de uma grande liquidação. O prefeito Rogério Cabral, que estava presente na abertura da feira, se mostrou satisfeito com a dedicação dos produtores e comerciantes, que mesmo em meio à crise acreditam na economia de Nova Friburgo. Ele ressaltou também que com a realização do evento não é somente o público que se beneficia, como também o comerciante e o próprio município. “A Fepro tem total importância para a cidade. O município sempre acreditou nessa feira. Em anos normais em que a economia do país estava bem, a feira sempre trouxe uma boa receptividade. Este é um ano que o país está em crise, é um momento de recessão, e mesmo assim a gente vê que os nossos comerciantes estão acreditando, os produtores do evento também estão acreditando. A Feira da Promoção é um cartão de visita, então é um momento que a gente fica muito feliz, pois todos estão acreditando e querendo resgatar a economia do nosso município. Essa feira é fundamental pro desenvolvimento econômico do município, é o tipo de evento que todos ganham: ganha quem vem para fazer as compras, com os preços promocionais, ganham os lojistas, porque precisam vender e zerar o estoque, e ganha o município, porque está aumentando a arrecadação de impostos para a cidade”, argumentou o prefeito.
Outro ponto que foi lembrado a respeito da realização da feira na cidade é o aumento do fluxo de turistas. Segundo o secretário de Turismo, Nauro Grehs, o evento é sempre realizado na mesma época do ano e a data marcada impulsiona a vinda de turistas. “Precisamos dessa feira para o desenvolvimento do turismo nas baixas temporadas. Uma data, sempre na mesma época do ano, em um calendário, para saber o que a cidade vai oferecer à população local e aos visitantes. A distribuição do turismo é uma distribuição diferente dos outros setores. A Fepro mexe com o comércio e com uma parte da cadeia de valores e de produtos, o que está diretamente ligado ao turismo, e mantém a economia ativa na baixa temporada. Por isso feiras assim fazem com que o turismo se mantenha na baixa temporada”, defendeu o secretário.
A empresa responsável pela organização da feira apresentou também a nova formatação e algumas das novidades programadas para a edição de 2015. A promessa é que produtos e serviços dos mais variados cheguem a descontos de até 70%. Além do novo espaço de festas, que é tido como um diferencial esse ano, do novo layout nos estandes e da comunicação voltada ao modelo dos shoppings, o diretor da empresa responsável pela organização, Edson Almeida, contou sobre as parcerias sociais que são beneficiadas no evento: “Uma novidade bacana é a parceria social muito forte que fizemos com o Lar Abrigo Amor a Jesus e o Projeto Casca de Cebola, que visa a coleta de cabelo para o pessoal que teve câncer. Eles estão com um espaço na feira onde fazem o corte de cabelo nos interessados em ajudar. Aqueles que doam ganham um brinde do pessoal do cosmético. Estamos ajudando também o Projeto Colo de Mãe, que tem como lema a não violência psicológica, materna, física, sexual e profissional. E fizemos também parceria com o “Elas Ecomodas’, que é uma confecção que aproveita as garrafas PET para fazer camisas. As camisas dos organizadores são todas ecologicamente corretas, e nessa parceria ele ta me doando também mudas para a compensação ambiental que vamos fazer juntos com a Secretaria de Educação, o Sebrae, a Energisa e a Acianf.”
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