Tradição nesta época do ano, as festas juninas provocam aumento no risco de acidentes com queimaduras. Os fogos de artifício e as fogueiras são as principais causas desses acidentes, atingindo principalmente as crianças. Por conta disso, a população deve estar atenta a alguns cuidados para se proteger de acidentes neste período, que costuma registrar um aumento nos casos de queimaduras graves, que acarretar a perca dos dedos das mãos ou mesmo os chamados tecidos moles, que são os músculos.
Uma das principais recomendações para evitar acidentes de grandes proporções é não permitir que menores façam uso de fogos de artifício. Já os adultos devem adquirir o produto apenas em estabelecimentos autorizados. Ao usar o produto, é preciso obedecer aos seguintes cuidados: seguir as instruções da embalagem; soltar os fogos sob a supervisão de adultos; não reutilizar os fogos que falharam; armazenar os fogos em local frio e seco; e—nunca é demais dizer—não atirá-los em direção de outras pessoas ou em lugares fechados, como carros ou residências.
Vale destacar também o cuidado que se deve ter ao se utilizar fogos de artifício após a ingestão de bebidas alcoólicas. Com isso, é possível evitar a perda de vidas e a ocorrência de acidentes graves como mutilações e queimaduras.
Deixe o seu comentário