Um trecho de apenas de oito quilômetros da serra que liga Cachoeiras de Macacu a Nova Friburgo, na altura do distrito de Mury e por onde circulou o trem até a metade do século passado, poderá ser explorado turisticamente. Já tramita na Câmara dos Vereadores de Nova Friburgo um projeto de lei que propõe a retomada do Caminho do Trem, criado em 1873 e desativado em 1968 pela Rede Ferroviária Federal. Se aprovada, a iniciativa será transformada na primeira via parque de caminhadas do Brasil no percurso da antiga linha férrea entre os bairros Ponte da Saudade e Debossan. O trecho é um verdadeiro pulmão verde, com espécies nativas da Mata Atlântica e só comparado ao Caminho da Graciosa, no Paraná, onde o viajante atravessa um bairro totalmente verde, com belas construções encravadas entre jardins e muitos gramados.
A ideia de implementar o Caminho do Trem se inspira no projeto Rio Orla, criado em 1991 e que permitiu a instalação de quiosques, ciclovias, aparelhos de ginástica ao ar livre e o plantio de palmeiras nos calçadões das praias da zona sul carioca. O projeto, que prevê a transformação de parte da antiga linha férrea de Nova Friburgo em via parque de caminhadas, inclui ainda a recuperação da vegetação ao longo de todo o percurso, além de quiosques de alimentação, mesas de piquenique, aparelhos de ginástica e pontes cênicas, para uso dos praticantes de caminhadas, corridas, ciclismo e cavalgadas.
Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a caminhada a número um das atividades físicas leves, já que contribui para a prevenção e a cura de dez doenças, sem contar que essa atividade física, se praticada regularmente, ajuda a diminuir cerca de 260 mil mortes que ocorrem anualmente no Brasil resultantes do sedentarismo.
O distrito de Mury quer de volta as charretes e cavalos que eram tão comuns naquela localidade no passado e o Caminho do Trem já pode ser considerado como o projeto que poderá dar a Nova Friburgo a liderança entre os 450 municípios que aderiram à Rede Nacional de Promoção da Saúde e Atividade Física, coordenada pelo Ministério da Saúde. A primeira via parque de caminhada do Brasil deverá ainda ser integrada à infraestrutura de saúde de Nova Friburgo com captação de recursos do Plano Nacional de Atividade Física, lançado esse ano. O Ministério da Saúde, inclusive, já repassou aos municípios da rede R$ 27 milhões para projetos desse tipo no ano passado.
A população de Mury, que já tem a cultura das caminhadas e do ciclismo, certamente, receberá mais caminhantes e ciclistas vindos de outros bairros friburguenses e turistas que poderão desfrutar da bela natureza reinante pelos caminhos do trem.
Fotos: Regina Lo Bianco
Deixe o seu comentário