Pelo segundo ano consecutivo, 6º GBM vence Provas Profissionais do Corpo de Bombeiros

quarta-feira, 20 de novembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Pelo segundo ano consecutivo, 6º GBM vence  Provas Profissionais do Corpo de Bombeiros
Pelo segundo ano consecutivo, 6º GBM vence Provas Profissionais do Corpo de Bombeiros

Vinicius Gastin

Pelo segundo ano consecutivo a bandeira de Nova Friburgo esteve no lugar mais alto do pódio das Provas Profissionais entre as unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) — uma espécie de Olimpíadas entre os militares. A solenidade de encerramento foi realizada na última quinta-feira, 14, e colocou um ponto final na competição disputada no pátio do Quartel Central, entre cerca de 1.500 militares de 38 unidades. O 6º GBM, de Nova Friburgo, dominou as principais provas e faturou o bicampeonato, seguido pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra), e o 16º GBM, de Teresópolis. 

A cerimônia contou com a presença do secretário estadual de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, de representantes do Estado Maior Geral (EMG) e comandantes dos quartéis.

"Um dos principais objetivos dos jogos deste ano era não perder a motivação que tivemos no ano passado. Tínhamos que fortalecer o que começamos a conquistar. Afinal, estávamos seis anos parados e uma retomada desse porte requer muito empenho e comprometimento de todos. A integração dos comandantes, dos competidores e da plateia permitiu que os jogos deste ano fossem um sucesso, assim como o do ano passado. Estamos muito cansados, mas satisfeitos com a conquista e a realização de mais uma edição das Olimpíadas do CBMERJ. A nossa profissão vai além da razão. E são momentos como esses, em que todos estão unidos para superar seus próprios obstáculos e vibrando pela conquista de mais uma medalha, que a essência de ser bombeiro militar vem à tona”, ressaltou o subchefe do Estado Maior Geral e coordenador das Provas Profissionais 2013, coronel José Eduardo Saraiva Amorim, em entrevista ao site oficial do Corpo de Bombeiros.

Presente à solenidade, o tenente-coronel José Ricardo Leal de Oliveira, comandante do quartel friburguense, recebeu o troféu de campeão do coronel Sérgio Simões. De acordo com o comandante geral, o empenho e a dedicação de todos os participantes contagiaram a corporação. "É impressionante o elevado grau de qualidade técnica das unidades da Região Serrana, uma vez que três daquela região estão entre os quatro melhores classificados das Provas Profissionais. Gostaria de parabenizar os campeões do 6º GBM, de Nova Friburgo, porém quero estender a todos os militares que participaram da disputa. Em uma competição como esta não há vencedores nem vencidos, somos todos vitoriosos”, destacou o coronel Simões.

 

Domínio e bicampeonato

O bicampeonato do 6º Grupamento de Bombeiros Militar de Nova Friburgo coroou a regularidade e o desempenho quase impecável dos militares friburguenses. Na prova de nós e voltas, cada competidor deveria confeccionar dez nós a serem dispostos — devidamente identificados — no tempo máximo de dois minutos. Nesta disputa, a primeira colocação ficou com a equipe do 4º GMAR (Itaipu). O 6º GBM e o Grupamento de Prevenção em Estádios (GPrevE) ficaram com a 2ª e 3ª colocações, respectivamente.

Na competição de reconhecimento de ferramentas, os militares, dispostos individualmente nas estações, deveriam reconhecer cinco ferramentas, cujos toques de corneta são emitidos. Nesta modalidade, disputada em uma única fase, a 1ª posição ficou com o 3º GBM (Niterói), seguido pelo 6º GBM (Nova Friburgo) e 5º GBM (Campos dos Goytacazes).

Na corda lisa, que consiste na ascensão em corda por um competidor — utilizando a técnica consagrada como Método do Bombeiro —, o 6º GBM (Nova Friburgo) ficou em 1º lugar, seguido pelo 12º GBM (Jacarepaguá) e pelo 3º GBM (Niterói).

A pista de aparelhos é uma prova composta de sete oficinas distintas, onde os competidores realizam as etapas de forma contínua no tempo máximo de quinze minutos, e são avaliados pela velocidade e técnica. Ao conquistar bons resultados em todas as provas, o time friburguense superou os adversários na pontuação geral.

"A responsabilidade dos militares, após ganhar o campeonato de 2012, era manter a primeira colocação. Como não sabíamos quem iria disputar as modalidades, porque a escolha foi realizada por sorteio, todos tinham que estar preparados. É muito gratificante ver que toda a dedicação transformou-se em resultados positivos. Os jogos são mais que uma disputa. Trata-se da renovação da autoestima dos bombeiros”, destacou o comandante do quartel de Nova Friburgo, tenente-coronel José Ricardo Leal de Oliveira.

 

A competição de corda lisa exige técnica, força e equilíbrio dos militares

 

 

Coronel Simões acompanhou a competição e destacou a participação das equipes da Região Serrana

 

O comandante geral dos bombeiros entrega a premiação da modalidade "Ordem Unida” 


 

Das salas para as quadras

Cabo de guerra abre os Jogos Universitários Friburguenses

Das salas de aula para as quadras, estudantes de quatro faculdades de Nova Friburgo disputam os Jogos Universitários Friburguenses (JunFri) de 2013 a partir de hoje. A prova do cabo de guerra, às 18h, no Centro de Turismo, marca a abertura dos jogos, que prosseguem até o dia 7 de dezembro. As demais modalidades serão disputadas nas dependências do Friburguense Atlético Clube, em Olaria.

Este ano Universidade Estácio de Sá, Universidade Candido Mendes, UFF e Uerj serão adversárias na corrida pelo título. A competição prossegue pelos três fins de semana seguintes, e apenas na fase classificatória mais de 60 partidas estão agendadas. 

Realizado pela primeira vez em 2009, o JunFri é organizado pelo diretório acadêmico da Universidade Estácio de Sá, através do presidente Fellipe Malhard. O evento é sucesso de público: estima-se que cerca de três mil pessoas, em média, prestigiaram as últimas edições. 


A programação completa do Junfri 2013:

23/11 – Sábado - Ginásio Helena Deccache (Friburguense Atlético Clube) 

A partir das 10h: Vôlei (masculino e feminino)


24/11 – Domingo - Ginásio Helena Deccache (Friburguense Atlético Clube) 

A partir das 10h: Futsal (masculino e feminino)


29/11 – Sexta-feira – Friburguense Atlético Clube

A partir das 18h: Natação (50m livre e 4x50m livre)

19h – Vôlei (masculino e feminino)


30/11 – Sábado - Ginásio Helena Deccache (Friburguense Atlético Clube)

A partir das 9h – Handebol


01/12 – Domingo - Friburguense Atlético Clube

A partir das 10h – Basquete

13h – Atletismo (100m, 4x400m e 2km)


06/12 – Sexta-feira - Ginásio Helena Deccache (Friburguense Atlético Clube)

A partir das 19h – Futsal


07/12 – Finais - Ginásio Helena Deccache (Friburguense Atlético Clube)

10h – Basquete

11h – Vôlei feminino

12h30 – Vôlei masculino

14h – Handebol feminino

15h - Handebol masculino

16h – Cabo de Guerra

17h – Futsal feminino

18h – Futsal masculino

 




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade