Frizão enfrenta o Flamengo, em Macaé, sonhando com a primeira vitória sobre a equipe carioca dias após ter completado 32 anos. Partida terá transmissão da TV aberta
Leonardo Lima
Na semana em que comemora 32 anos de fundação—dada após fusão entre o Fluminense e o Serrano, em 14 de março de 1980—o Friburguense parte em busca de um triunfo jamais alcançado em sua história. Neste domingo, o Tricolor da Serra encara o Flamengo, às 16h, no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, onde busca, além de se recuperar na Taça Rio, conquistar a primeira vitória sobre a equipe carioca. Com apenas um ponto no segundo turno, o Fri ocupa a última colocação do grupo B. Já o Fla, com seis pontos ganhos, está em quarto no grupo A e precisa da vitória para seguir com chances de classificação às semifinais.
Nos 27 confrontos disputados entre os dois clubes até aqui, o Rubro-Negro levou a melhor em 24 oportunidades. Houve ainda 3 empates. Mesmo com o retrospecto amplamente desfavorável no confronto, o Frizão pode se apegar em jogos inesquecíveis de sua história para acreditar que uma vitória sobre um dos favoritos ao título da competição é realmente possível. Em 1998, por exemplo, o recém-promovido Friburguense aprontou duas vezes para cima do Botafogo. Com gols de Anderson Alves—hoje treinador da categoria infantil—a equipe de Nova Friburgo bateu o time da estrela solitária por 2 a 0, no Estádio Caio Martins, em Niterói, em jogo válido pela Taça Guanabara. No segundo turno, nova vitória sobre o alvinegro: 4 a 2, no Estádio Eduardo Guinle. Na temporada seguinte, a supremacia do Frizão no confronto se repetiu: triunfos por 1 a 0 no Maracanã (gol do atacante Nevada) e em Nova Friburgo.
As travessuras de 1999 se estenderam ainda para cima do Fluminense: 3 a 2 para o Tricolor Serrano em pleno Maracanã—com direito a gol do lateral Sérgio Gomes, um dos remanescentes daquela época. Contra o Vasco, a primeira vitória veio no Campeonato Carioca de 2002: 3 a 2 no Eduardo Guinle, partida onde o folclórico atacante Ziquinha deixou sua marca. A façanha se repetiu dois anos mais tarde. Novamente jogando em casa, o Friburguense derrotou a equipe cruzmaltina por 2 a 1.
Semana do Fri é marcada por muito treinamento
Para surpreender o Flamengo, o Frizão treinou forte durante a semana. Aproveitando o intervalo de oito dias sem jogos, o técnico Gérson Andreotti, juntamente com o restante da comissão técnica, promoveu diversas atividades com o objetivo de corrigir as falhas da equipe nas últimas partidas. Na segunda, após a reapresentação, o elenco foi dividido em dois grupos: os atletas que atuaram na derrota para o Macaé, no último sábado, fizeram musculação, enquanto os demais correram ao redor do campo. Na terça, foi realizado um treino físico, pela manhã, e um trabalho de força atrás de um dos gols do Eduardo Guinle, à tarde. Na ocasião, os jogadores também assistiram a um vídeo motivacional. Na tarde da última quarta-feira, houve um treino de dois toques em campo reduzido. A atividade teve cerca de 50 minutos de duração. Na sequência, aprimoramento de finalizações e cruzamentos. Para fechar o dia, Andreotti e o auxiliar Mendonça dividiram o grupo para um treino específico por setores. Na quinta, foi realizado o primeiro coletivo da semana.
As atividades seguiram na tarde desta sexta-feira. Neste sábado, o treinamento será realizado pela manhã, tendo em vista que às 15h30, os juniores recebem o Flamengo pelo campeonato estadual da categoria. Também neste sábado, a delegação do Tricolor da Serra segue viagem para o município de Rio das Ostras, onde ficará concentrada. O trio de arbitragem de Friburguense x Flamengo será formado por Wagner dos Santos Magalhães e pelos auxiliares Silbert Faria Sisquim e Luiz Cláudio Regazonne. A partida terá transmissão, ao vivo, na TV aberta.
EMPRESTADO – Promovido aos profissionais no último ano, o lateral-esquerdo Davi foi emprestado ao Sampaio Corrêa, de Saquarema, para a disputa da Série B do Estadual. O atleta tem contrato com a equipe de Nova Friburgo somente até o próximo mês de maio.
A 4ª rodada:
17/03 – 16h - Olaria x Volta Redonda, Rua Bariri
17/03 – 16h - Madureira x Bangu, Conselheiro Galvão
17/03 – 16h - Fluminense x Macaé, Moça Bonita
18/03 – 16h - Friburguense x Flamengo, Cláudio Moacyr
18/03 – 16h - Bonsucesso x Americano, Edson Passos
18/03 – 16h - Duque de Caxias x Resende, Marrentão
18/03 – 16h - Boavista x Nova Iguaçu, Bacaxá
18/03 – 18h30 - Botafogo x Vasco, Engenhão
Classificação:
Grupo A:
1) Macaé 9 pts
2) Botafogo 7 pts
3) Resende 7 pts
4) Flamengo 6 pts
5) Nova Iguaçu 3 pts
6) Madureira 3 pts
7) Bonsucesso 2 pts
8) Olaria 2 pts
Grupo B:
1) Vasco 7 pts
2) Volta Redonda 6 pts
3) Fluminense 3 pts
4) Duque de Caxias 3 pts
5) Boavista 3 pts
6) Bangu 3 pts
7) Americano 1 pt
8) Friburguense 1 pt
Corrida da Mulher e Admiradores é disputada neste domingo
Neste domingo, a Prodesporte realiza a Corrida da Mulher e Admiradores. O evento será realizado nas avenidas Galdino do Valle Filho e Comte Bittencourt—percurso de 5 km de extensão. A disputa masculina começa às 8h30, enquanto a feminina, às 9h. Os três primeiros colocados de cada faixa etária receberão medalhas e os três vencedores da classificação geral ganharão troféus.
A iniciativa faz parte da série de atividades que a Prodesporte está promovendo no mês da mulher. No último dia 4 foi realizado um torneio de futsal feminino no Sesc. Já no dia 25, será disputado um torneio de vôlei, em parceria com a equipe do Friburguense Atlético Clube. Encerrando as atividades, no dia 31 será realizada uma competição de handebol. Mais informações pelo site www.prodesporte.com.br ou através do telefone 2523-0613.
Deixe o seu comentário