Aos 28 anos, Amanda Tinoco já tem conquistado seu lugar no mundo da fotografia. A fotojornalista de A VOZ DA SERRA já participou de duas exposições e agora está em sua primeira mostra exclusiva.
Formada pela Sociedade Fluminense de Fotografia, Amanda começou a se identificar com a arte de fotografar logo em seu primeiro emprego, de assistente em um minilaboratório de revelação e ampliação de imagens, mas a vida tomou rumos diferentes. E só dez anos depois, a jovem reacendeu sua paixão por fotos e resolveu fazer disso profissão. "Tinha acabado de sair da escola e ainda não sabia qual faculdade cursar, mas queria trabalhar para buscar minha independência. Consegui um emprego em um estúdio fotográfico e fiquei lá durante um ano. Sempre me identifiquei com a fotografia, mas já que Friburgo não tinha cursos de capacitação, resolvi deixar pra lá. Passaram-se anos e eu continuava sentindo necessidade de buscar algo que me preenchesse, foi aí que me lembrei da fotografia. Procurei por cursos e me identifiquei com a Sociedade Fluminense de Fotografia. Aí começou minha rotina de descer a serra toda semana para estudar”, conta ela.
Em sua primeira exposição exclusiva, Amanda resolveu captar um tema motivo de inspiração para verso, prosa, canção e contemplação: a mulher. E, por gostar de trabalhar corpo, sensações e emoções em suas fotografias, a jovem resolveu imprimir todas essas características ao clicar as modelos Grazi Pinheiro e Isabelle Ferreira seminuas em lugares inusitados. "Apesar de ter feito o ensaio com uma câmera digital, praticamente não utilizei Photoshop e fiz uma brincadeira com a própria pele das modelos, ao me preocupar em retratar de forma nítida traços da pele com a delicadeza do modo de ver através de uma câmera analógica. E atrelado a isso, eu queria um clima descontraído e de contrastes. A Fábrica Ypu, por exemplo, foi escolhida por ser um lugar belíssimo, de construção antiga e, ao mesmo tempo, muito bagunçado e cheio de entulhos. A ideia foi trazer para essa exposição o lado artístico, contemporâneo e a evidência da pele e beleza da mulher em meio a tanta informação no cenário”, explica Amanda.
A Fábrica Ypu e uma casa no bairro de Mury foram os cenários escolhidos para os ensaios fotográficos. E quem ainda não foi conferir o trabalho de Amanda Tinoco, a exposição Película continua até o próximo domingo, 29, na Gustavo Coelho Store, no segundo piso do Cadima Shopping, das 10h às 22h. Além das modelos Grazi Pinheiro e Isabelle Ferreira, os visitantes poderão ver fotos da modelo Verônica Rodrigues tiradas na própria loja e que também participam da mostra Película. Mas Amanda ainda promete divulgar maiores detalhes dos ensaios: "Estamos preparando uma exposição ainda maior, com o triplo de fotos, que em breve estará à disposição do público”.
Deixe o seu comentário