texto e fotos: ALEX SANDRO SANTOS www.alexsandrofotos.blogspot.com
Em Nova Friburgo o que não falta é lugar para os amantes da natureza se aventurarem em deliciosas e radicais caminhadas. Mas, para os que curtem este tipo de programação é necessário acordar antes mesmo de o sol nascer por detrás dos montes verdes que circundam a cidade, botar o pé na estrada e desbravar novas paisagens, curtindo o cantarolar dos pássaros que vivem em liberdade neste pedaço de paraíso e contemplando as diferentes tonalidades que o amanhecer pincela no firmamento. Em cada passo deixado para trás rumo à Pedra do Imperador, ou Pedra do Elefante, como também é conhecida uma das montanhas mais procuradas pelos aventureiros da Região Serrana e visitantes de outros estados, a paisagem se transforma e assim é possível visualizar ângulos formidáveis do município. O percurso tem início pelo bairro Granja do Céu, localizado próximo ao Cônego, em duas horas de muita subida. Quem preferir pode ir de carro ou ônibus até o ponto final, mas ainda assim tem que enfrentar a subida por entre caminhos de terra batida.
Com cerca de 1.300 metros de altura de pura rocha, a Pedra do Imperador proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas de Nova Friburgo, com vistas dos bairros Cônego, Cascatinha, Vargem Grande, Olaria, Centro, parte do distrito de Conselheiro Paulino e ainda os bairros Ponte da Saudade e Varginha, entre outros mais. As montanhas do Caledônia, Três Picos e das Catarinas também ficam bem aparentes.
Para alcançar o cume da pedra o caminhante deve redobrar a atenção, pois no local costuma ventar bastante e cada passo deve ser medido com cautela para evitar tropeções e, consequentemente, acidentes. Vale ressaltar também que no caminho há apenas uma pequena nascente, portanto, recomenda-se levar bastante líquido, além de frutas, chocolates, cereais e protetor solar. No alto da pedra existe uma guarita, onde guardas mantêm a segurança do local e da antena anexada à pedra.
Deixe o seu comentário