Pedra do Cão Sentado: maravilha friburguense!

sexta-feira, 30 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Pedra do Cão Sentado: maravilha friburguense!
Pedra do Cão Sentado: maravilha friburguense!

Bruno Pedretti

A mais bela constituição rochosa de Nova Friburgo, o Cão Sentado é sem dúvida a marca registrada da cidade, um ponto turístico que deve ser apreciado com muita consciência ecológica. O Cão Sentado fica às margens da RJ-116 (Nova Friburgo-Bom Jardim), em Furnas do Catete, e tem altitude máxima em torno de 1.111 metros.

Este ponto turístico surgiu numa cratera, devido a um acidente geográfico ocorrido três mil anos A.C., quando a Terra sofreu um abalo sísmico. Com a onda de calor e o frio intenso formou-se a pedra do Cão Sentado. Foi o governador Roberto Silveira quem localizou e fotografou de helicóptero toda a área, tornando o Cão Sentado patrimônio do estado do Rio. Em 1960 ele deu início às obras do Parque Furnas do Catete, que acabaram sendo interrompidas, por conta de seu falecimento num acidente de helicóptero na Serra dos Órgãos. O parque foi inaugurado em 1962, por seu substituto, Celso Peçanha.

Em 2002 o parque chegou a ser interditado pela TurisRio por falta de infraestrutura e abandono. Em julho de 2003 foi privatizado numa parceria dos governos estadual e municipal e passou a ser administrado pelo empresário Ronaldo Amorim. Desde então é cobrada uma taxa para visitação do ponto turístico (R$ 6).

Foram realizadas obras de melhorias no parque, drenagem e contenção do lago, que ganhou maior profundidade, reformas das escadas e corrimões, construção de dois banheiros, playground, sala de primeiros socorros, estacionamento próprio, entre outros benefícios para os visitantes.

O parque oferece muitas possibilidades de diversão e lazer, principalmente para os amantes do esporte. Caminhadas por trilhas com mata preservada, pontes rústicas e grutas exóticas são atrações do lugar. A fauna e flora são espetáculos à parte do Cão Sentado. Por lá se encontram bromélias, orquídeas e animais silvestres, como micos, cachorro do mato e belíssimos pássaros. A caminhada até a principal atração do parque, o Cão Sentado, dura em média 40 minutos, e não é necessário o acompanhamento de guias, pois existem placas ao longo da trilha para orientar os turistas.

É aconselhável levar uma garrafa de água, frutas e biscoitos para percorrer o caminho, pois o parque conta apenas com uma lanchonete antes de iniciar a subida. E quem não tem possibilidade de caminhar até o Cão Sentado pode desfrutar de um agradável lago, com muitos peixes, e se divertir também com os micos, que promovem uma verdadeira algazarra pulando de galho em galho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade