A primeira grande mobilização da campanha educativa Pedestre Pede Passagem (PPP) será realizada quinta-feira, 28, no Centro. Uma iniciativa do Rotary Club de Nova Friburgo e Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) de Nova Friburgo, o PPP visa à conscientização de motoristas e pedestres para a importância do cumprimento das regras de trânsito na cidade. A campanha já está nas ruas, com veiculação de peças de divulgação com a logomarca do PPP nos vidros traseiros de ônibus da Faol, uma das empresas que apoia a campanha. Na quinta-feira blitz educativas prometem agitar a cidade entre 10h e 15h, nos principais cruzamentos com faixas de pedestres.
O ponto de partida será na faixa da Rua Sete de Setembro, próximo ao terminal rodoviário de integração, trecho considerado crítico por conta do elevado número de ocorrências. Dali a equipe formada por membros do Rotary, agentes da Autran e empresas parceiras passará pelas praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira, até chegar à Avenida Alberto Braune. O grupo vai parar em cada faixa de pedestre, onde distribuirá adesivos para carros, alertando a população para a necessidade de um maior respeito mútuo, como melhor maneira de se evitar atropelamentos. Os motoristas serão convidados a aderir à campanha com a afixação de adesivos nos carros, que trazem o seguinte texto: “Eu respeito a vida – Dou preferência ao pedestre”.
A campanha Pedestre Pede Passagem foi idealizada pelo Rotary Club de Nova Friburgo, com o objetivo de resgate do respeito ao transeunte e da paz no trânsito. A ideia é conscientizar o cidadão promovendo a educação no trânsito. Antônio Carlos Celles Cordeiro, presidente do Conselho Diretor do Rotary Club de Nova Friburgo, explicou que estão previstas mais três atividades até o fim deste ano, todas voltadas à questão do respeito às faixas de pedestres.
A campanha, no entanto, tem caráter permanente, desenvolvendo um tema específico a cada ano, sempre com o intuito de buscar um maior esclarecimento da população em geral para o respeito às leis de trânsito e ao próximo, como a melhor forma de reduzir a violência no trânsito, um grave problema em Nova Friburgo e que tem provocado muitas mortes, em especial de jovens. O PPP tem apoio das empresas Linha e Verbo Comunicação em Movimento, HN Comunicação Visual, Faol Concessionária Rota 116 e Universidade Candido Mendes.
O superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo, coronel Hudson de Aguiar Miranda, que também comanda a Força-tarefa de Ordem Urbana no município, afirmou que a autarquia não poderia ficar de fora da iniciativa do Rotary Club, destacando que todas as ações que busquem uma maior conscientização tanto de motoristas quanto pedestres para a necessidade de respeitar as leis de trânsito devem receber total apoio da administração municipal.
“Temos que reforçar com os motoristas a necessidade de que deem preferência ao pedestre, que respeitem a faixa nos cruzamentos e parem para as pessoas atravessarem. No entanto, os pedestres também precisam fazer a sua parte, respeitando a sinalização de trânsito e não atravessando quando o sinal estiver verde para os veículos. Além disso, devem sempre ter muita prudência ao deixar as calçadas, porque nem todos os motoristas já estão cientes de suas obrigações”, alertou.
Deixe o seu comentário