O Sesc Nova Friburgo apresenta neste sábado, 26, às 20h o espetáculo “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade”, fruto de uma vasta pesquisa das correspondências trocadas entre o poeta brasileiro e sua filha, Juju, como era chamada.
Os documentos revelam as manifestações de carinho e cumplicidade entre os dois, da infância de Maria Julieta à vida adulta, onde coincidentemente se estendeu até a hora da morte—Maria morreu aos 59 anos vítima de câncer e, 12 dias depois, Carlos Drommond faleceu de problemas cardíacos.
Os assuntos nas cartas eram os mais triviais e corriqueiros até instigantes comentários sobre arte, literatura, música e cinema.
A ideia sobre a peça veio do filho de Juju, Pedro Drummond. O monólogo é estrelado pela atriz Sura Berditchevski, que após deixar de lado o “Topázio”—romance inacabado de Maria Julieta—começou a estudar o meio século de cartas trocados entre pai e filha, onde percebeu que todas as referências do livro inacabado vinham das cartas. “Aos 59 anos, Juju falava da infância, de detalhes da juventude, de objetos e do cotidiano. Deixei ‘Topázio’ um pouco de lado, durante uns quatro meses e para minha surpresa ao ler as cartas encontrei todas as referências que eram citadas no livro. Faço uma certa cronologia: infância, juventude e maturidade. É muito simples, tudo que eles escreveram está cheio de imagens, por isso a possibilidade de transpor para a cena teatral”, conta a atriz.
A peça, que tem duração de uma hora, é dirigida pela atriz Sura e tem codireção de Luis Fernando Philbert. Com apresentação única na cidade os preços são populares e variam de R$2 (para associados Sesc) a R$8. Classificação: 12 anos.
Deixe o seu comentário