O Teatro Municipal de Nova Friburgo oferecerá diversão de alta qualidade ao público friburguense neste mês de janeiro. Tudo por conta do Circuito Estadual de Artes, que trará badalados espetáculos à cidade, numa iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura do governo do estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A programação será aberta neste domingo, 10, com a peça O Confronto”, baseada no livro do sociólogo Luiz Eduardo Soares, ex-secretário estadual de Segurança Pública.
Com início às 20h, a peça fala das relações do poder com o crime, tema bastante explorado no cinema, mas pouco abordado no teatro. É um espetáculo com 18 atores em cena que provocam uma reflexão no público sobre o processo pelo qual o crime cresce, tornando-se um problema cotidiano de cada cidadão brasileiro. Apesar de ser uma obra de ficção que não pretende retratar nenhuma pessoa ou fato real, O Confronto fala de todo o cruel sistema da impunidade do crime com lucidez e construtividade e, até por que não dizê-lo, certo humor.
A peça gira em torno de Luiz Felipe, que é secretário de segurança do estado. Limpo, bem intencionado, humanista e intelectual de renome internacional, ele tem absoluta convicção sobre a eficiência do trabalho que vem fazendo a duras penas. Ele enfrenta os corruptos, as deformações do sistema, tem consciência das dificuldades e dos vícios brasileiros, mas acredita na confiança que o governador lhe dedica.
Tudo começa quando Santiago, um capitão da PM, oferece um plano de ascensão ao chefe da Polícia Civil, o ambicioso Vítor Graça. Para isso, Santiago arma uma guerra violenta entre duas facções do crime. Manda sequestrar a mulher do líder do Comando Vermelho, pondo a culpa do crime no Terceiro Comando. O plano, aparentemente infalível, não dá certo, graças a um imprevisível golpe do destino. Os traficantes do Comando Vermelho descem para o asfalto, causando o maior ataque que a cidade jamais viu: a madrugada sangrenta.
Vale a pena conferir o espetáculo, que tem classificação etária de 18 anos e ingresso a preço popular: R$ 10. Mais informações sobre a peça, que tem apoio cultural de A VOZ DA SERRA, podem ser obtidas pelo telefone 2522-9966 ou no site www.friweb. com.br. 18 ANOS.
Deixe o seu comentário