A garotada de Nova Friburgo e região tem um ótimo programa cultural no primeiro fim de semana de fevereiro. Trata-se da peça “A Chapezinho Vermelho”, uma divertida e educativa adaptação da clássica história de Charles Perrault. Com direção de Pitty Webo, a montagem estará em cartaz dias 2 e 3 no Teatro Municipal e promete agradar em cheio adultos e crianças. Isso porque aproxima a plateia do lúdico permitindo uma identificação com os personagens sem distorcer as estruturas clássicas contidas neles.
Além da história sobre a Chapeuzinho Vermelho, passada de geração em geração, o espetáculo aborda temas didáticos e educativos como: a amizade, a importância de frequentar a escola, de se alimentar bem, de ler jornais, de seguir o conselho dos pais e de saber o valor de perdoar o próximo. Os sentimentos presentes no texto refletem conflitos que abrangem crianças de todas as idades. As conhecidas “lições de moral” são passadas para as crianças de maneira simples e direta, sutilmente aparecendo no desenrolar dos conflitos das personagens, divertindo toda a família.
A Chapeuzinho da peça mostra o que é certo e o que é errado brincando. Ela só pode perceber seus erros porque erra. É uma heroína imperfeita, pois é humana. Os demais personagens são figuras próximas à realidade social da criança do mundo contemporâneo. O Lobo Mau, que ganhou este apelido ainda na infância, na verdade finge que é mau para assustar os outros, pois no fundo ele está muito chateado de não conseguir arrumar amigos. A Mamãe de Chapeuzinho é uma personagem bem próxima às mamães do novo milênio, usa celular e bolsas modernas. E a Vovó é uma senhora muito corajosa, que foge do Lobo Mau quando vê que vai ser comida.
Vale a pena levar a garotada para assistir ao espetáculo. Uma história muito inocente, mas suficientemente profunda para reunir todos os arquétipos infantis como o medo e a sua superação, a mentira, o desconhecido, a coragem e o poder de acreditar no melhor. Ingressos já estão à venda nos seguintes locais: Contém 1g (Friburgo Shopping), Globo Presentes (Centro e Olaria), Ponto de Encontro (2º piso do Cadima Shopping) e na bilheteria do teatro (a partir das 16h nos dias do espetáculo). Mais informações pelo telefone 2523-3501. Classificação: LIVRE
Deixe o seu comentário