Pavilhão das Artes será reformado para receber nova Casa do Artesão

Prefeitura planeja espaço com wifi gratuito e degustação de cerveja artesanal para se tornar polo turístico
terça-feira, 31 de julho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O Pavilhão das Artes, no Cônego (Arquivo AVS)
O Pavilhão das Artes, no Cônego (Arquivo AVS)

A Secretaria Municipal de Turismo de Nova Friburgo anunciou semana passada que os artesãos locais terão um espaço exclusivo: é a Casa do Artesão, que irá funcionar no atual Pavilhão das Artes, no bairro Cônego. Utilizando recursos do Ministério do Turismo, a prefeitura fará uma reforma no local com projeto idealizado pelo Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos para atender melhor artesãos, visitantes e clientes.

Após o projeto arquitetônico pronto, será aberto o processo de licitação para empresas que queiram realizar a obra. Além da exposição das peças de artesanato para comercialização, o novo espaço contará ainda com dois diferenciais: internet liberada para todos e venda de cerveja artesanal do polo friburguense. Aliando-se a confecção de peças artesanais e a cerveja “made in Friburgo”, a prefeitura pretende incrementar o turismo no município,atraindo mais visitantes nos fins de semana, feriadões, férias e, principalmente, no inverno, a alta temporada turística na serra. 

Para a artesã Marluce Alves de Moraes, a Casa do Artesão vai ser muito boa, pois será um ponto de referência para a população e para os turistas, já que será em um lugar fixo e com logística, tanto para os artesãos, como para os clientes. Atualmente, os artesãos expõem seus trabalhos para venda em feiras nas praças Getúlio Vargas e do Suspiro nos fins de semana e também nas feiras de Artesanato (Fanf) e da Economia Solidária que são promovidas periodicamente na Estação Livre e na antiga Rodoviária Leopoldina, ao lado da prefeitura, respectivamente.

Para Elielza Turrep, também artesã, a expectativa da criação da Casa do Artesão é muito boa para que o artesanato em Nova Friburgo flua, cresça, e chegue mais às pessoas no geral, já que não há um lugar específico para apresentar os trabalhos, o que confunde também os turistas que visitam a cidade.

Carteira do Artesão

O artesão que obtiver a Carteira Nacional do Artesão poderá usufruir do novo local. Em Nova Friburgo, segundo município com mais artesãos cadastrados no estado do Rio, aproximadamente 380 pessoas têm a carteira e mais 137 estão na lista para conseguir o documento. Interessados em fazer a solicitação deverão procurar a Secretaria Municipal de Turismo após o dia 8 de outubro, observando os trâmites que deverão ser seguidos por conta das eleições deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | obra
Publicidade