A Universidade Candido Mendes e o jornalista e locutor Paulo Carvalho oferecem, a partir deste mês, uma oportunidade única, que certamente interessará a profissionais e estudantes de todos os segmentos: o curso de extensão Como se apresentar em público. Com sua vasta experiência em teatro, como ator e em rádios e emissoras de televisão, atuando em locução e como jornalista, Paulo Carvalho é um dos profissionais mais requisitados no estado do Rio e na Região Sudeste para orientar empresários e profissionais liberais que têm dificuldades de falar para plateias, apresentar trabalhos, defender teses, dar entrevistas e todas as atividades que exigem maior domínio da voz e do corpo, além de desenvoltura.
O curso é uma iniciativa da Ucam e pretende ajudar os alunos a perder a inibição, a controlar gestos, tons de voz e cacoetes de linguagem, com técnicas de simulação de apresentações, dramatizações e trabalho individual e em grupo. Nesta entrevista, Paulo Carvalho conta um pouco de sua vida profissional, num currículo invejável, que o habilita a orientar quem quer que seja a melhorar sua performance em público.
A VOZ DA SERRA - Fale sobre sua trajetória profissional e acadêmica.
Paulo Carvalho - Sou ator desde os 11 anos de idade. Fui um dos fundadores do Gama, já tendo atuado em mais de 40 montagens. Fui premiado como melhor ator estadual e nacional nos festivais de Teatro Jovem, no Teatro Municipal de Niterói. Como radialista comecei na Friburgo AM, em 1969. Depois passei pela Sucesso FM, Globo FM e Rádio Jornal do Brasil AM. Na TV comecei em 82, fundando a TVS de Friburgo, depois fui para a TVS-Rio, Rede Manchete, voltei para a TVS, já SBT, onde apresentei o TJ Brasil, e depois vim chefiar o jornalismo da emissora em Friburgo, nos anos 90. Também passei pela TVE. Fui assessor de comunicação da 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, chefe da Comunicação Social da Cehab-Rio e secretário municipal de Comunicação Social de Macaé. Fiz Direito na UFF, mas não terminei o curso, faltando apenas três períodos, quem sabe um dia... Sou formado em Jornalismo pela Candido Mendes. Atualmente apresento o SBT Jornal para as principais cidades do interior fluminense e o programa Hora Técnica, da Aeanf, na TV Zoom.
AVS – Tudo isso certamente o torna mais do que apto a oferecer tal curso...
Paulo Carvalho - Creio que com a experiência que descrevi acima sou razoavelmente capacitado para isso, sim. Além do mais, já passaram por mim milhares de pessoas que participaram de meus cursos em várias cidades do país. E, inclusive, esses cursos intensivos, com turmas particulares, continuam sendo oferecidos.
AVS - Como vê a demanda na região de Nova Friburgo para este curso?
Paulo Carvalho - Não acredito que haja uma demanda localizada para o curso. Ele é ministrado em várias cidades de diferentes regiões, com grande sucesso. No momento atual, de crise que afeta a todos, o curso tem ainda mais validade. Afinal, saber se comunicar melhor do que os outros é um diferencial que tem muito peso nestes tempos bicudos. O mesmo digo para os alunos de graduação, em qualquer área: eles precisam saber se comunicar melhor, conhecer as técnicas (e práticas) que tornam o estudante ou o profissional um competidor mais bem preparado para as exigências de um mercado cada dia mais restrito.
AVS - O curso também é indicado para quem não é da área da comunicação?
Paulo Carvalho - Claro que sim. Todos nós precisamos saber os atalhos, os melhores caminhos, o jeito mais correto de nos comunicarmos. O curso trata de comunicação, nada mais indicado para os alunos e profissionais da área, mas já tive alunos, nas centenas de turmas, de todas as áreas e atividades profissionais. Entre eles, dentistas, agrônomos e veterinários. Enfim, profissionais que aparentemente não têm necessidade rotineira de falar em público. Mas têm!
AVS - Em termos de aprendizagem em tecnologia, quais as novidades que o curso oferece?
Paulo Carvalho - Como trabalhamos com as enormes (e naturais) diferenças que cada pessoa apresenta e por ser uma área onde jamais haverá a certeza das ciências exatas, privilegio as técnicas de simulação de situações, dramatizações, prática intensiva de apresentação individual e grupal etc. O único elemento tecnológico sempre presente é a câmara, que tudo registra para posterior avaliação.
AVS - Quais os principais pontos a serem abordados durante o curso?
Paulo Carvalho - A voz, a postura, a gesticulação, as expressões faciais e do olhar, o ritmo da fala, as enfatizações e modulações necessárias e a utilização correta e conjunta de todos estes elementos para atingir o objetivo, que é uma boa apresentação em público.
AVS - Quais os atrativos do curso? De que forma ele prepara os alunos?
Paulo Carvalho - Os participantes do curso sairão mais preparados para apresentar monografias, dar uma entrevista, uma palestra, dirigir uma reunião de trabalho, dar aulas, para atividades nas áreas jurídica, pedagógica, de jornalismo e publicidade, até mesmo no dia a dia social, familiar e profissional.
Deixe o seu comentário