Para qualificar os membros da Pastoral da Comunicação Social da Diocese de Nova Friburgo (Pascom), oficinas de técnicas de reportagem e redação vão ser oferecidas nos três vicariatos — Sede, Norte e Litoral. Quem ministrará o ensinamento será a jornalista e professora Andréa Lisboa, bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Ela é licenciada também em letras e especializada em língua portuguesa e atua na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Macaé. "Estou muito feliz em contribuir com a Igreja por intermédio de minha experiência de 21 anos na profissão”, assegura ela.
O projeto é de iniciativa do bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso e terá seu início no Vicariato Sede no dia 9 de novembro próximo, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria, aberto a toda comunidade. A reunião que definiu os conteúdos do módulo 1 foi realizada no início do mês, na sede do Vicariato Litoral, em Macaé. Todas as oficinas serão gratuitas. As oficinas abrangerão teoria e prática com uma abordagem simples para atender a todos aqueles que querem ver render seus talentos na área da comunicação, colaborando para manter informada sua comunidade sobre os eventos e ações da Igreja.
A comunicação é intrínseca à evangelização, por isso estas oficinas buscam aperfeiçoar a sua eficácia. O coordenador diocesano de comunicação, Jorge Ronald, ressalta que o convite se estende a todas as pessoas de boa vontade que atuam em suas paróquias e também para quem tem o desejo de participar da Pastoral da Comunicação. "Esta será uma boa oportunidade para os nossos colaboradores receberem orientações de profissionais de jornalismo para que a nossa contribuição com a Igreja seja aproveitada da melhor forma. O conteúdo do curso foi planejado por profissionais da área e também com formação em língua portuguesa. Com certeza, será bastante proveitoso para o aperfeiçoamento dos que integram ou querem integrar a Pascom”, diz.
As oficinas serão realizadas aos sábados e os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Jornalismo da Diocese de Nova Friburgo, por meio do telefone (22) 9893-1131 ou pelo e-mail jornalismo.dnf@gmail.com.
A oficina do primeiro módulo terá duração de três horas e tratará sobre como selecionar, obter, transmitir e trabalhar com informações. O conteúdo terá como foco o gênero reportagem. Por isso, conceitos de pauta, manchete, lead, corpo vão ser observados, além de verbos, tempos verbais, palavras, procedimentos gramaticais, questões éticas e referentes a relações interpessoais. Os módulos posteriores vão se desdobrar em estratégias para melhor clareza e ordenamento do texto jornalístico com ênfase na coerência e na coesão textual.
Os textos produzidos pelos colaboradores da Pascom ganham visibilidade no site da Diocese de Nova Friburgo (www.diocesenf.org.br) que já conta com mais de cinco mil acessos ao mês e promove a integração entre as paróquias dos municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macaé, Macuco, Quissamã, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.
Deixe o seu comentário