Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Ecoturismo Êxito participará do maior evento de caminhada da América do Sul, de 3 a 6 de junho. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 19, na Canoa da Serra Turismo e Viagens (Rua Monte Líbano 55/cobertura 1, Centro, telefone 2522-4149). São cem quilômetros percorridos pelo litoral capixaba em quatro dias. O estado do Espírito Santo serve de palco para um verdadeiro espetáculo, que reúne aproximadamente quatro mil pessoas.
Em sua 13ª edição, o Passos de Anchieta se consagra como um evento que integra a peregrinação religiosa, caminhada esportiva e o turismo feito de maneira diferenciada. Partindo-se de Vitória, a caminhada refaz o percurso percorrido pelo padre José de Anchieta em sua missão catequizadora. A beleza do litoral, associada aos trechos urbanos de destinos reconhecidamente turísticos, dá um toque especial ao acontecimento.
Quem participa encanta-se com a grandiosidade do evento. Durante o aquecimento percebe-se, literalmente, que não se está só! Uma verdadeira multidão prepara-se para o início de uma longa caminhada. São 25 quilômetros de um percurso com características mais urbanas, com direito à passagem pelo imponente Convento da Penha e de praias como Vila Velha, da Costa, Itapoã e itaparica. A chegada à Barra do Jucú é bastante festiva. Vários eventos normalmente são programados para receber os andarilhos. A oferta de água e frutas durante o percurso é abundante e na chegada um saudável banquete fecha com ‘chave de ouro’ a primeira etapa do percurso. Vale registrar também que ficam à disposição dos participantes profissionais da educação física e massagistas para auxiliar na recuperação do corpo. Eventos culturais e artísticos relaxam a mente. Em Barra do Jucú destaque para os tocadores de congo.
Após uma noite de descanso, segue-se para a segunda etapa. A partida é cedo! Nas primeiras horas da manhã inicia-se o aquecimento para uma nova jornada. Barra do Jucú vai ficando para trás. A caminhada segue pela Ponta da Fruta, que possui uma lagoa de água doce e uma beleza natural incrível. Este trecho é o mais cansativo, mas também o mais bonito. São 28 quilômetros em meio à restinga, um verdadeiro convite à reflexão!
A tranquilidade de Setiba combina muito bem com a sensação interior dos andarilhos. Enfim, vale curtir o restante do dia e se preparar para a terceira etapa, na qual se vislumbra um belíssimo percurso. Caminha-se pela região conhecida por Aldeia e pelas três praias em Guarapari, onde a natureza mostra suas enseadas caprichosamente desenhadas com pedras e ondas mansas e preguiçosas. O destino é Meaípe, uma charmosa enseada, que já foi classificada pelo Guia 4 Rodas como umas das praias mais bonitas do país.
A última etapa é um verdadeiro resumo das anteriores! Alterna trechos em que se caminha em praias desertas, rodovias e estradas de ferro. Na beira das praias são encontrados poços naturais de água, que dizem terem sido abertos pelo padre Anchieta. Passa-se pela Praia de Ubu, onde existe uma cruz na qual os andarilhos atiram conchas, fazendo pedidos ao padre Anchieta, em alusão às pedras que são atiradas por cima do ombro no caminho de Santiago da Compostela. O grande prêmio da caminhada é a visão da escadaria que leva ao santuário de Anchieta, erguido pelo beato em seu último ano de vida, com a ajuda dos índios tupis. Enfim, completam-se os últimos 25 quilômetros.
Deixe o seu comentário