Os friburguenses já sabem qual o valor da passagem de ônibus municipais para 2016: R$3,70.
Na tarde desta quinta-feira, 10, o Executivo municipal e a empresa de ônibus Friburgo Auto Ônibus Ltda (Faol) chegaram a um acordo no qual o valor do transporte no município foi reajustado em 12%, pouco acima da inflação registrada em 2015.
O acordo, que é válido a partir da zero hora da próxima terça-feira, 15, tem como contrapartida o fornecimento de 20 novos ônibus com ar-condicionado, a instalação de GPS na frota e passagem gratuita para maiores de 60 anos. O tempo de integração também ficou definido em um período de duas horas além do tempo estimado de viagem, que consta na matriz de integração.
Conforto
Reivindicação de muitos usuários, uma das principais novidades para este ano será a introdução de 20 novos coletivos com ar-condicionado, GPS e câmeras de segurança. Os dez primeiros estarão disponíveis até dia 10 de maio deste ano, com os dez seguintes com data para entrega em 10 de setembro.
Gratuidade para idosos
Ótima notícia também para os idosos com mais de 60 anos que agora passarão a ter passagem gratuita na cidade, um direito já previsto na lei orgânica municipal desde 2012, mas que não era cumprido.
O controle das viagens deste grupo também será feito através do cartão Riocard, que em sua primeira emissão não terá custo para os idosos. Segundo informações, a Riocard terá 30 dias após a publicação do decreto que reajusta o valor da passagem para adaptar o seu sistema.
Dado que o número de usuários compreendidos entre 60 e 65 anos que utilizarão o sistema ainda é desconhecido, a Faol irá monitorar mensalmente os relatórios da Riocard para o acompanhamento dos gastos. Segundo o diretor da Faol, Renato Valim, “a gratuidade a partir dos 60 anos é uma conta que ainda não temos como mensurar. Só com o início da ação saberemos o custo real disto”.
Tecnologia
Dentre os itens acordados, está também a inclusão de GPS em toda a frota até o dia 10 de maio, que coincide com a entrega do primeiro lote de ônibus com ar-condicionado. O GPS terá sinal aberto para a prefeitura e estará ligado ao programa Cidade Inteligente, que atualmente monitora a cidade por câmeras. A tecnologia possibilitará que um telão que ainda será instalado na rodoviária urbana tenha informações dos horários de saída e chegada dos ônibus, além do monitoramento da localização dos coletivos pela cidade.
Deixe o seu comentário