Lívia Assad
Usuários frequentes da linha de ônibus que liga Nova Friburgo a Niterói estão questionando a qualidade dos serviços prestados pela empresa do setor. Entre os problemas mencionados, encontram-se o preço dos bilhetes, atrasos nos horários de partida, manutenção dos veículos e condições de higiene.
A assessoria de Comunicação da empresa responsável pela linha informou que estão sendo feitos investimentos para aperfeiçoar o atendimento aos passageiros e garantiu que, no próximo ano, entrarão em circulação ônibus mais novos.
O estudante Heitor Erthal, de 20 anos, conta que mora em Niterói e viaja semanalmente nos carros da linha. Para ele, os atrasos são o pior problema.
“Eu costumo pegar o ônibus no final da tarde de domingo para voltar a Niterói, e já enfrentei atrasos de até uma hora e meia. Além disso, também acho que a manutenção deveria ser melhor. Parei na serra várias vezes e isso atrasa a viagem. Sem contar que sofremos prejuízo porque pagamos o preço da passagem do veículo com ar-condicionado e, quando há defeitos, eles mandam ônibus convencional para substituir”, explica ele.
A pedagoga Suzane Rezende, de 50 anos, reclama da falta de higiene dentro dos ônibus.
“Acho que faltam limpeza interna e manutenção da parte mecânica. Meus filhos utilizam a empresa com mais frequência que eu e já passaram mal com o cheiro do banheiro. Às vezes, outros viajantes vomitam e eles nem sequer limpam. Como as poltronas são sujas, sugeri aos meus filhos que levem lençóis para forrá-las”, enfatiza ela.
O professor Paulo Alves de Lima, de 63 anos, comenta que não consegue entender as mudanças repentinas nos preços das passagens.
“Acho errado que as tarifas mudem tanto. A gente viaja em um dia, o valor é um, logo depois, o mesmo bilhete está muito mais caro. O pior é que nem sempre tem ar-condicionado. Fora os atrasos, que atrapalham o viajante”, argumenta o professor.
O universitário Yan Caetano, de 22 anos, diz que o que mais o incomoda é a falta de manutenção.
“Posso citar as últimas duas vezes que tive problemas. No dia 26 de novembro, viajei de Niterói a Nova Friburgo na parte da manhã. Chegando a Theodoro, o ônibus parou e, para a indignação dos passageiros, o motorista não se deu ao trabalho de explicar o que estava acontecendo. Acabei descendo e pegando um ônibus municipal para o Centro. No dia 2 de dezembro, também de manhã, o veículo apresentou problemas quando subia a serra. Como estava no meio da estrada, tive que esperar o motorista fazer sinal para outro ônibus da mesma empresa. Conclusão: todos nós tivemos que ir em pé até a rodoviária”, conclui.
A assessoria de Comunicação da empresa esclareceu, em relação ao preço das passagens, que todo reajuste é definido e autorizado pelo órgão que regulamenta o transporte rodoviário no Estado do Rio de Janeiro. Quanto aos problemas de manutenção, a empresa declarou que a linha entre Nova Friburgo e Niterói realiza mensalmente cerca de 270 viagens e, nos meses de outubro e novembro, apenas duas foram interrompidas por algum defeito, o que representa cerca de 0,4 por cento do total. Apesar do baixo índice, segundo a assessoria, a meta é zerar esse tipo de ocorrência.
Sobre os atrasos, a empresa explica que eles ocorrem, em sua maioria, em virtude do trânsito. A assessoria de Comunicação ressaltou que o departamento responsável pela limpeza na garagem já foi notificado e irá intensificar o procedimento para melhorar o serviço.
A empresa reafirmou seu compromisso em oferecer o melhor atendimento aos usuários e citou, entre os mais recentes investimentos neste sentido, a implantação de terminais para a retirada de passagens.
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