Parque Juarez Frotté ganhará mudas nativas e terá Guarda Ambiental

segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Parque Juarez Frotté ganhará mudas nativas e terá Guarda Ambiental
Parque Juarez Frotté ganhará mudas nativas e terá Guarda Ambiental

Uma área de cinco mil metros quadrados que havia sido devastada dentro do Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, está sendo reflorestada com cerca de 700 mudas de mais de 30 espécies de árvores nativas da mata atlântica.

A ação é resultado de uma parceria entre o Departamento de Parques e Jardins – subordinado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos – e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Trabalhadores da Prefeitura já começaram a capinar o terreno para prepará-lo para o plantio das espécies nativas, o que deve acontecer nos próximos 15 dias. O reflorestamento também é uma compensação pelo corte de árvores solicitado por moradores à Prefeitura. Após vistoria e laudo do engenheiro florestal, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano Sustentável, por intermédio do Departamento de Monitoramento e Controle Ambiental, autoriza o corte solcitado em diversos locais do município, se for necessário, e ainda mediante a doação de três mudas de espécies da Mata Atlântica.

Esta compensação está prevista na lei municipal 2.249/88 (Lei de uso do solo), a época em que o atual prefeito exercia seu segundo mandato chefe do Executivo municipal. O artigo 66 determina que para cada autorização de corte raso de árvore o contribuinte deverá doar três mudas para o Horto Municipal de Nova Friburgo, que destinará as espécies para áreas verdes no município, passíveis de reflorestamento, e que tenham sofrido degradação.

Ipês roxo e amarelo, paineira, sibipiruna, pau-brasil, manacá da serra, jequitibá rosa, jatobá, guanandi, cedro, araucária, quaresmeira, ingá, jacarandá mimoso, aroeira, magnólia e fedegoso, entre outras, são algumas das mudas que serão plantadas na área devastada (5.033 metros quadrados). A área total do Parque Municipal Juarez Frotté é de aproximadamente cinco hectares (50.027 metros quadrados).

Recentemente a Prefeitura também providenciou o reflorestamento nas margens do rio Santo Antônio no bairro Ypu e na Ponte da Saudade.

 

 Base da Guarda Ambiental: futuras instalações

 Na entrada do parque, a municipalidade está desocupando uma casa que serve de moradia e depósito de ferramentas para abrigar, em breve, uma base operacional da Guarda Ambiental, que concentrará as ações de fiscalização, vistoria e planejamento.

No local, haverá também um espaço para expor trabalhos de artesãos locais, feitos com troncos de árvore, gravetos, folhas e outros tipos de material em decomposição encontrado no parque.

O Parque Municipal Juarez Frotté funciona de quinta-feira a domingo, das 9 horas às 17 horas e é também uma das opções de lazer, sobretudo nesta época do ano de verão, férias e Carnaval.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade