Parque dos Três Picos: referência nacional em ecoturismo e turismo de aventura

segunda-feira, 31 de março de 2014
por Mathews Puga
A região dos Três Picos é referência nacional para montanhistas e escaladores que buscam escalada tradicional (Foto: Regina Lo Bianco)
A região dos Três Picos é referência nacional para montanhistas e escaladores que buscam escalada tradicional (Foto: Regina Lo Bianco)

Os entornos das áreas litorâneas das regiões Sudeste e Sul do Brasil são abrangidos pela cadeia montanhosa da Serra do Mar, a qual se estende por 1.500 km, desde o norte de Santa Catarina à região serrana do Rio de Janeiro. Atravessando quatro estados, a cadeia montanhosa apresenta diversas variações de altitude, vegetação e acidentes geográficos, apresentando belezas singulares como o Pico Paraná (1.877m); a Serra dos Órgãos, conhecida por ser a capital do montanhismo brasileiro; e o Parque Estadual dos Três Picos. E é justamente neste último, localizado dentro dos limites de Nova Friburgo, que se encontra o ponto culminante de toda a Serra do Mar: o Pico Maior de Friburgo, com 2.316 metros de altitude. Criado em 2002, o parque é a maior unidade de conservação do estado, com 65.000 hectares que protegem a Mata Atlântica dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Silva Jardim, Guapimirim e Nova Friburgo. Enquanto em Cachoeiras está localizada a sede do parque, é nos limites entre Nova Friburgo e Teresópolis que se encontram os melhores atrativos para as práticas do ecoturismo e esportes ao ar livre. 

A região dos Três Picos, situada ao longo da rodovia Tere-Fri, é referência nacional para montanhistas e escaladores que buscam escalada tradicional, travessias de mountain bike e trekking, ascensões a belas montanhas, além de banhos de rio e cachoeira, cavalgadas, acampamentos, relacionamento, gastronomia, hospitalidade e experiências inesquecíveis. O parque, que abriga 65% das espécies de aves da Mata Atlântica e mamíferos ameaçados de extinção como a onça parda e a jaguatirica, possui atrativos para todos os tipos de pessoas. Mas definitivamente a sua maior legião de fãs é mesmo a de aventureiros. São mais de 100 vias de escalada estabelecidas, dentre elas a lendária Via Leste do Pico Maior, considerada por muitos anos o maior big wall do país, com mais de 700 metros de extensão. Além dos palcos para escalada, roteiros como o do Pico Médio de Friburgo, Pedra da Caixa de Fósforos e Pedra da Cabeça de Dragão são atividades emocionantes e próprias até mesmo para pessoas com o mínimo de preparo físico e disposição, desde que conheçam os percursos ou estejam acompanhadas de um guia ou condutor. 

O ambiente familiar é composto por simpáticas e rústicas pousadas, restaurantes de comida caseira, pela população de hospitalidade ímpar e pelo próprio camping do parque, localizado a 1.700 metros de altitude, em uma bela e grande área verde chamada Vale dos Deuses. O local possui estrutura de apoio básico para turistas, como dois sanitários, dois chuveiros, água encanada e potável, forno à lenha, pias e mesa para refeições. O Vale dos Deuses, que fica na base da formação rochosa Três Picos e Pico do Capacete, registra uma das maiores incidências de geada no estado do Rio, além de temperaturas negativas e nevoeiros congelados. Durante o inverno, ecoturistas acampados no vale podem desfrutar da magia local acordando bem cedo, se surpreendendo com a vegetação e suas barracas totalmente congeladas. E a magia realmente existe! Não à toa, na década de 1990 foi produzido na região um dos maiores sucessos da Rede Globo: Memorial de Maria Moura, minissérie estrelada por Glória Pires, Marcos Palmeira e Kadu Moliterno. Gravada no Vale dos Frades, vizinho ao Vale dos Deuses, os Três Picos e outras clássicas atrações como a Cachoeira dos Frades foram exibidos com grande destaque na minissérie. 

Constantemente, o parque vira palco de documentários, pesquisas e gravações de comerciais de automóveis. Para as pessoas que procuram boa comida, hospitalidade, refúgio do mundo urbano e oportunidades únicas para conhecer novas pessoas e fazer programas diferentes com amigos e familiares, não há dúvidas que o Parque Estadual dos Três Picos é um dos melhores destinos em Nova Friburgo. A uma hora de carro ou ônibus do centro da cidade, o parque é literalmente um ponto de encontro entre pessoas de diferentes lugares, mas de uma mesma cultura: a do amor pela natureza. 

Melhores épocas para visitação: outono e inverno 

O que levar? 

Para comer/beber: água, alimentos leves e de alto valor calórico, frutas duras, isotônicos e sucos. 

Para passar o dia: roupas de frio/impermeáveis, e vestuário de tecidos leve/rápida secagem, tênis/bota de caminhada, kit de primeiros socorros, câmera fotográfica, óculos de sol, filtro solar. 

Para acampar: barraca impermeável, saco de dormir, isolante térmico, lanternas, fogareiro, panela e talheres, produtos de higiene pessoal, etc. 

Onde ficar? 

No camping do Vale dos Deuses ou em abrigos e pousadas próximas à parte alta do parque. Não há taxas de ingresso/pernoite no parque, enquanto as hospedagens possuem preços bastante acessíveis e oferecem oficinas de artesanato/fotografia, refeições, guias, campings, quartos comunitários ou suítes. 

Como ir? 

De ônibus: linha São Lourenço. Saltar no ponto de entrada para o Ibelga; ou pegar linha São Lourenço via Três Picos, que tem ponto final na antiga portaria do parque. A linha Via Três Picos possui saídas do centro de Nova Friburgo às 6h e às 18h40, enquanto a linha normal para São Lourenço possui inúmeras saídas ao longo do dia. 

De carro: tomar a Tere-Fri até o Mercado do Produtor Rural (Ceasa) e virar à esquerda. Seguir sinalização para Parque dos Três Picos e Ibelga. Há agências de turismo no local que oferecem passeios e transporte. 

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Parque Estadual dos Três Picos | Três Picos | Turismo
Publicidade