A Paróquia São Cristóvão Mártir, localizada em Mury, está em ritmo da festa do padroeiro. O padre Edson S. Viana (pároco) convida toda a população a participar. A cantina funcionará até esta sexta, 23, com muitas variedades. Uma barraquinha com artigos religiosos também foi montada. Toda a equipe de coordenação está mobilizada para que o evento seja um grande sucesso.
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
Dia 22, 19h30: Missa com o tema São Cristóvão e a Esperança
Dia 23, 19h30: Missa com o tema São Cristóvão e a Caridade
Dia 24, 15h: Missa com unção dos enfermos e fiéis a partir dos 60 anos; 18h, caminhada das comunidades com a imagem de São Cristóvão; 19h, santa missa com o tema A Santidade
Dia 25, 7h: Alvorada; 7h30, benção do santíssimo sacramento ao distrito de Mury; 8h, café com devotos de São Cristóvão; 15h, santa missa de São Cristóvão; 16h, procissão motorizada com a imagem de São Cristóvão pelas ruas de Nova Friburgo
PROGRAMAÇÃO SOCIAL
Dia 24: Caldo verde, após a missa das 19h; dança da quadrilha com a catequese; bingo dançante com o grupo Meu Xodó
Dia 25, 8h: Café com os devotos de São Cristóvão
O SANTO
Viveu em 251 d.C. e é o patrono dos viajantes e um dos “quatorze santos ajudantes” que apareceram para Santa Joana D’Arc. Um mártir, São Cristóvão, chamado Kester, morreu em Lycia, na Ásia Menor (atualmente Turquia). Diz a tradição que ele era um homem muito forte que ajudava as pessoas a cruzar o rio. Um dia um menino lhe pediu e São Cristóvão colocou-o nos ombros e começou a atravessar o rio. A cada passo a criança ficava mais pesada e São Cristóvão se esforçava ao máximo para salvar o menino. São Cristovão disse a criança que estava muito difícil e que parecia estar carregando o mundo. E a criança respondeu: “não fique surpreso, você está carregando o mundo, você carrega o criador do mundo nos ombros”. O menino era Jesus!
Por isso São Cristovão é invocado por todos antes de fazerem uma jornada. Raramente se vê um taxi ou ônibus sem a medalhinha de São Cristovão em algum lugar do painel.
Christopher significa “carregador de Cristo”, “Christo-phoros”. As sua relíquias estão em Roma e Paris. Ele é invocado contra acidentes. Em algumas cidades é costume os motoristas levarem seus veículos para serem bentos no dia 25 de julho na igreja de São Cristóvão. Existe uma tradição antiga que diz que quem olhasse a imagem de São Cristovão, passaria aquele dia sem qualquer dano. Daí a grande quantidade de imagens e pinturas de São Cristovão nas Igrejas, lojas e residências.
Sua festa é celebrada no dia 25 de julho. A existência de um mártir chamado São Cristóvão não pode ser negada visto ter sido suficientemente provada pelo jesuíta Nicholas Serarius em seu tratado sobre ladainhas Litenutici (Cologne 1609) e por Molanus em sua historia de pinturas sagradas De Picturis et imaginibus sacris. Existe uma pequena igreja dedicada ao mártir São Cristóvão onde o corpo de São Remigius de Reims foi enterrado. O Papa São Gregório, o magno, grande estudioso dos santos, refere-se a um monastério à São Cristóvão. O breviário e o missal mozarábico, revisado e indicado por São Isidoro de Sevilha, contém um ofício especial em honra de São Cristovão.
Deixe o seu comentário