Nesta quarta-feira, 28, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Praça 1º de Maio, em Olaria, completa 59 anos de fundação. Para celebrar a data, o Pe. Fábio da Cunha Felippe presidirá Santa Missa em ação de graças, às 19h, na própria paróquia.
História
No dia 1º de maio de 1951 foi realizada a bênção e translado da imagem de Nossa Senhora das Graças para a então capela de Olaria, onde era aguardada a construção da futura matriz. Em junho do mesmo ano, lotes de terra foram comprados pelo Monsenhor Caetano Mielli para a construção da igreja. Os terrenos pertenciam a César Guinle, que acabou doando outros lotes para construir o templo.
Em 1953, novamente no dia 1º de maio, foi lançada a pedra fundamental pelo então arcebispo de Niterói, Dom João da Matha. Nesta época todo território que hoje compõe a Diocese de Nova Friburgo pertencia à Arquidiocese de Niterói.
Em 28 de outubro de 1956 é feito o decreto de criação da Paróquia Nossa Senhora das Graças pelo então arcebispo de Niterói, Dom Carlos Gouvêa Coelho. Neste é ressaltado que o ato visa atender às necessidades espirituais dos amados filhos de Deus do bairro de Olaria e adjacências.
O arquiteto Pedro Peixoto Vieira assumiu a construção da Igreja em 1960, devido à transferência dos arquitetos anteriores, Lúcio Costa, Alcides Rocha Miranda, Elvin Mackay Dubugras e Fernando Cabral Pinto, para a construção da capital nacional Brasília.
A inauguração da Casa Paroquial é datada em 1963. Apenas oito anos depois teve início a concretagem da torre, que se estendeu por mais um ano. Ao todo, 21 anos foram necessários para a construção da estrutura paroquial.
Em 2016, a Paróquia completará 60 anos de história. Visando festejar a data foi elaborada uma logomarca com o slogan: “Uma história de lutas e graças”, escolhida pelos internautas através de uma votação nas redes sociais.
Deixe o seu comentário