Paróquia de Santa Beatriz, em Portela, sediou o 1º Torneio Católico entre Paróquias da região

Torneio teve participação de capelas e paróquias das dioceses de Nova Friburgo e de Campos dos Goytacazes
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Paróquia de Santa Beatriz, em Portela, sediou o 1º Torneio Católico entre Paróquias da região

Foi realizado no dia 12 de setembro em Portela, terceiro distrito de Itaocara, o 1º Torneio Católico entre Paróquias da região, onde foram disputados jogos de futsal e vôlei e corrida.

O torneio teve inicio às 9h, após o termino a missa presidida pelo padre Diego Fernandes, na Matriz de Santa Beatriz.

Contando com a presença de 120 inscritos, o torneio teve participação de capelas e paróquias das dioceses de Nova Friburgo e de Campos dos Goytacazes.

No vôlei, a Paróquia de Santa Beatriz foi a vencedora, que contou com a participação entre os jogadores do padre Diego; no futsal e na corrida masculina a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Cambuci – Diocese de Campos dos Goytacazes) foi a vencedora.

Entre as equipes que se destacaram, estão os “meninos” da capela de São João Batista, Colônia (Paróquia de São Fidelis – Diocese de Campos dos Goytacazes), apesar de não terem sido campeões em nenhuma modalidade, mostraram-se muito participativos.

O torneio foi organizado pela paróquia de Santa Beatriz, que é a mais nova paróquia da Diocese de Nova Friburgo. Sua elevação ocorreu no dia 29 de julho de 2015, em missa presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso.

Um pouco sobre a capela de Santa Beatriz

Em 15/06/1904, a Câmara Municipal de Itaocara, que era proprietária dos terrenos que lhe foram destinados, autorizou a dividir tais terrenos em lotes e aliená-los.

Em dezembro de 1905 era criada a comissão para a edificação da capela sob a invocação de Santa Beatriz, assim constituída: Guilherme Mendes - presidente; Joaquim Ramos - vice-presidente; Emiliano de Almeida – primeiro-secretário; Alfeu Vieira – segundo-secretário; Manoel Garcia de Freitas e Luiz Domingos. A capela de Santa Beatriz, em Portela foi constituída em terreno doado por D. Maria Amélia Carmo de Almeida.

Através da provisão chancelada por Monsenhor Augusto Leão Quartin, em 13 de janeiro de 1915, autorizou a abrir ao culto público a capela de Santa Beatriz e S. Sebastião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Portela | Itaocara | Torneio Católico entre Paróquias
Publicidade