O Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Art Invest e apoio da Catedral São João Batista, trazem para Nova Friburgo duas importantes atrações internacionais: o duo de violoncelo e cravo, formado pelos músicos Dimos Goudaroulis e Nicolau de Figueiredo; e a orquestra de câmara I Musici de Montréal, regida pelo maestro Yuli Turovsky.
O primeiro concerto, com o duo, acontece neste sábado, 20, às 18h, na Catedral; o segundo, com a I Musici, no domingo, às 19h, no Teatro Municipal. As apresentações têm entrada franca e a parceria tem como objetivo inaugurar uma agenda mensal de apresentações artísticas na Igreja, intitulada “Música na Catedral”.
O duo é formado pelo versátil violoncelista e músico grego Dimos Goudaroulis, que se destaca por pertencer a uma nova geração de instrumentistas que transita brilhantemente por estilos musicais diferentes, se apresentando tanto com instrumentos modernos quanto de época. O cravista brasileiro Nicolau de Figueiredo, tido pela crítica como um dos mais proeminentes músicos brasileiros da atualidade, é também regente, dedicando-se em especial ao repertório dos séculos XVII e XVIII.
O segundo concerto, com a orquestra de câmara de Montreal, considerada a mais importante do Canadá, realiza concerto neste domingo, 21, às 19h, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, sob a regência do maestro e diretor artístico Yuli Turovsky. A apresentação faz parte da Série de Concertos Art Invest, do Rio de Janeiro, previsto para nossa cidade.
Fundada em 1983 pelo russo Yuli Turovsky, a canadense I Musici de Montréal é composta por 15 músicos e seu repertório abrange desde o gênero barroco ao contemporâneo. O grupo cumpre intensa temporada de concertos ao longo do ano, com mais de 100 apresentações no mundo inteiro.
A vinda a Nova Friburgo foi motivada pela solidariedade. Segundo o coordenador musical da Secretaria de Cultura, Mário Jorge, tanto os integrantes do duo quanto os da orquestra I Musici se sensibilizaram com a catástrofe que atingiu a cidade em janeiro. “A forma que encontraram de expressar seus sentimentos foi aceitando o convite feito pela Prefeitura e encaixar as apresentações em suas agendas. Portanto, esta é uma oportunidade única para o público friburguense conhecer e apreciar concertos do mais alto nível”, disse o coordenador. LIVRE
Deixe o seu comentário