Uma parceria entre o governo do Estado do Rio e o da Alemanha vai unir conhecimento técnico e científico em busca do desenvolvimento do setor agropecuário fluminense. O acordo visa garantir e ampliar o acesso dos pequenos produtores rurais às tecnologias sustentáveis e vai melhorar as condições de vida das famílias que fazem parte do programa Rio Rural.
O valor de R$ 9,2 milhões será investido no projeto Integração de Eco-Tecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro, o Intecral. O programa investirá em pesquisas e em soluções tecnológicas para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, além de promover o fortalecimento das comunidades que vivem nas microbacias hidrográficas fluminenses.
O Intecral é composto por um conjunto de projetos de pesquisas de diferentes áreas da ciência e tem o objetivo de otimizar o uso de recursos naturais. A parceria integra as universidades de Leipzig, Jena e Colônia, na Alemanha, Uerj, Uenf e UFF, além de antigos colaboradores da Secretaria de Agricultura e Pecuária como a Embrapa, a Pesagro e a Emater-Rio.
"Nós temos com a Alemanha uma cooperação que vai nos ajudar a melhorar a qualidade e aumentar a oferta. Isso representa para o consumidor um produto mais fresco, um produto que vai atingir todas as camadas da sociedade, mas, além disso, com preservação ambiental, levando tratamento de esgoto para as comunidades rurais”, explicou o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.
Deixe o seu comentário