Parceria entre Corpo de Bombeiros e Secretaria de Educação capacita rede de ensino a lidar com situações de emergência

quarta-feira, 10 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Após a tragédia de janeiro, o Corpo de Bombeiros passou a investir na disseminação da informação sobre segurança em eventos de perigo para evitar que vidas sejam perdidas. Numa parceria entre o Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, Secretaria Municipal de Educação e Defesa Civil, com o apoio da Faculdade Santa Dorotéia, cursos começaram a ser ministrados através do “Programa de Capacitação para Segurança da Comunidade” (PCSC).

Na última sexta-feira, 5, no auditório da prefeitura, no prédio da Oi, funcionários da Secretaria Municipal de Educação, diretores, orientadores pedagógicos e educacionais e professores da rede municipal puderam participar, pela manhã e à tarde, de palestra sobre o programa que se traduz em um “Curso Básico de Preparação para Desastres” e um “Plano de Evacuação para Escolas Públicas”. O objetivo era de divulgar o conteúdo e incentivar a rede municipal de ensino a fazer o curso que vem sendo ministrado na Faculdade Santa Dorotéia.

           Para o prefeito Dermeval Neto, todas as capacitações oferecidas para a rede municipal de ensino são essenciais para a qualificação dos profissionais, multiplicando nas escolas — e fora delas — as ações preventivas que serão aplicadas para a vida toda.

O Corpo de Bombeiros estabeleceu duas modalidades de curso: para os servidores da rede municipal de ensino, realizará, na Faculdade Santa Dorotéia, uma versão mais enxuta com duração de quatro horas. O primeiro acontecerá no dia 18 de agosto, das 13h às 17h. As inscrições devem ser feitas através do email: conselhoescolar.sme@gmail.com. E o curso mais extenso, com duração de uma semana e aberto a qualquer cidadão interessado, as inscrições são feitas no quartel do Corpo de Bombeiros.

Na abertura da primeira palestra, o secretário municipal de Educação Marcelo Verly falou sobre a tragédia, lembrando que, se ela tivesse acontecido durante o período letivo, teria tido proporções ainda maiores e que, embora ninguém espere que a tragédia se repita, é preciso preparar a comunidade para enfrentar situações dessa natureza. A boa notícia para a Educação é que finalmente os recursos para pagar as empreiteiras que estavam recuperando as escolas foram liberados pela Secretaria Estadual de Educação e as obras poderão ser reiniciadas. Mas isso não basta, por isso, é importante trabalhar com a prevenção. Representando a Faculdade Santa Dorotéia, a professora Geni Nader lembrou os ensinamentos do educador Paulo Freire, dizendo que se a Educação, sozinha, não é capaz de fazer as transformações necessárias, sem a educação não é possível realizar nenhuma transformação. “Temos que aprender uns com os outros”, afirmou a professora. Para o major Glaucius José Braga Leal, subcomandante do Corpo de Bombeiros, nós temos que aprender a conviver com as dificuldades da cidade, que possui muitas encostas, taludes íngremes, e a sobreviver nessas condições. Para ele, o professor torna-se ainda mais importante neste cenário por ser o profissional que tem mais possibilidades de multiplicar conhecimento. Para o tenente-coronel Luiz Emanuel Palência Barbosa, comandante do Corpo de Bombeiros, que ministrou a palestra, a sociedade está com medo e precisa ser abraçada para ter mais segurança. “Temos que dar mais segurança através da informação e capacitação. O povo confia demais no professor”, declarou o coronel.

Na palestra da tarde, esteve presente o novo coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel João Paulo Mori, em seu primeiro evento oficial após a posse, além da professora Selma Ferro, que representou a Faculdade Santa Dorotéia, e novamente do major Glaucius e coronel Palência. O secretário Marcelo Verly reiterou sua fala da manhã, reforçando o papel da educação no contexto da tragédia e a responsabilidade que todos tinham em fazer mais pela cidade. “As pessoas estão com medo. Não é apenas receio ou preocupação. Na quarta-feira, quando choveu, constatamos como o medo é grande. Através de parcerias como esta, com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, a Secretaria de Educação fará tudo que estiver ao seu alcance para ajudar a capacitar as pessoas e diminuir o medo”, declarou Verly.

O cel. Palência explicou que o PCSC é um programa voltado a preparação da comunidade para aumentar sua segurança através da integração entre o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e as Secretarias Estadual e Municipal de Educação visando multiplicar a capacidade de preparação da comunidade. O objetivo é aumentar a capacidade de autodefesa da população, por meio da prevenção e da preparação para o enfrentamento de situações que envolvam inundação, desmoronamentos e desabamentos.

Durante a palestra, o coronel detalhou os assuntos abordados no curso como medidas preventivas (pluviômetro caseiro, análise de encosta, evacuação preventiva) e medidas emergenciais (resgate de emergência, primeiros socorros para trauma e asfixia e transporte de acidentados).

Para o cel. Palência, a rede de ensino atuando como multiplicadora da informação e atingindo o máximo possível da sociedade com informações que possibilitem a segurança em caso de emergência será um grande avanço na prevenção de desastres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade