Parcelamentos e compras pela internet aquecem o setor de viagens

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Mesmo com o aumento no número de compras de passagens aéreas e reservas de hotéis feitas pela internet, as agências de viagens de Nova Friburgo estão otimistas com o crescimento do turismo e esperam, para este ano, movimento superior ao registrado em 2011. Segundo diretores e gerentes de lojas do setor, a estabilidade da moeda brasileira e a facilidade no pagamento, com parcelamentos em até dez vezes sem juros, impulsionaram as vendas nos últimos meses.

A concorrência da internet tem afetado diretamente as agências. Diversos sites oferecem hospedagens em albergues e hotéis de todas as categorias a preços promocionais. As companhias aéreas lançam ofertas para estimular a compra de bilhetes na própria página da empresa. Apesar disso, de acordo com as agências, a demanda de brasileiros que querem viajar dentro do país ou ao exterior é cada vez maior, e não falta espaço para lojas físicas.

A diretora de uma agência no Centro, Sandra Ferro, explica que muitos clientes têm medo dos golpes aplicados na internet e preferem ir pessoalmente a um estabelecimento para fazer a compra.

“É claro que a internet é um grande concorrente para a gente, porque funciona 24 horas por dia. Enquanto nossa loja atende apenas em horário comercial, sites oferecem promoções até mesmo de madrugada. Porém, certas informações de documentação, vacinas e hotéis só a agência pode fornecer. A compra online é sempre um risco; nós já vimos casos de clientes que se encantaram por descontos em sites, compraram e, na véspera da viagem, viram que a propaganda era enganosa e tiveram que nos procurar”, conta ela.

A agente de viagens Marluci Brum afirma que existe um público que, embora às vezes consulte a internet, prefere finalizar a compra em uma loja.

“Os nossos preços costumam ser iguais ou semelhantes aos encontrados na internet. Claro que existem promoções que atraem as pessoas. Mas nem todo mundo gosta de comprar em sites e fornecer o número do cartão de crédito. O que tem acontecido bastante é que os clientes pesquisam as ofertas antes de vir à agência, anotam os preços e passam para a gente”, diz ela.

Priscila Oliveira, diretora de uma loja do setor, também no Centro, ressalta que o mercado está aquecido e que, para 2012, a expectativa é de um acréscimo de 20 por cento nas vendas em relação a 2011.

“O ano vai ser cheio de feriados, e isso estimula as viagens. O número de destinos vem crescendo, os preços estão bons e o movimento em Friburgo já voltou ao normal, depois da tragédia. Além disso, o brasileiro está indo cada vez mais para o exterior. Perder clientes para a internet é algo que acontece, mas não é a regra”, conclui a diretora.

(*) livia.assad@hotmail.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade