Que tal aproveitar o fim de semana para fazer um passeio em um lugar cercado de muito verde e repleto de cachoeiras, trilhas, mirantes, afloramentos rochosos e áreas remanescentes da Mata Atlântica? O Parque Estadual dos Três Picos é o endereço certo para quem quer fugir da correria do dia a dia, relaxar e curtir o que a natureza tem de melhor. Para chegar a esse cenário exuberante, basta pegar a RJ-130, estrada que liga Friburgo a Teresópolis, e entrar no km 46, onde fica a unidade local do parque.
Criado em 5 de junho de 2002 e ampliado em 2009, o Parque Estadual dos Três Picos é a maior unidade de conservação ambiental administrada pelo estado, com 58.790 hectares distribuídos em cinco municípios. O seu nome evoca o imponente conjunto de montanhas graníticas denominado de Três Picos—menor, médio e maior. Este afloramento rochoso, de aproximadamente 2.316 metros de atitude, localizado entre Nova Friburgo e Teresópolis, é o ponto culminante de toda Serra do Mar.
PARAÍSO para ESCALADORES
O extraordinário conjunto de montanhas, com enormes fendas que cortam os maciços, faz com que o parque seja referência para a prática de montanhismo e considerado um paraíso para escaladores. Na sua base está o Vale dos Deuses, ponto de partida para as diversas trilhas existentes no parque. O local também é considerado pelos especialistas uma região prioritária em termos de conservação, com preservada cobertura vegetal e riqueza animal. Dentro de seus limites, encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade de todo o Estado do Rio de Janeiro e diversas nascentes que formam bacias hidrográficas de influência regional.
Com tantos atrativos, o parque vem se tornando um importante ponto turístico da Região Serrana e Centro-Norte do estado. Prova disso é que já possui uma boa infraestrutura com refúgios, pousadas e restaurantes que integram o Circuito Turístico Três Picos (www.circuitotrespicos.blogspot.com). Com cardápios e acomodações diversas, todos são cercados de verde, riachos e poços para se refrescar além de oferecerem produtos da roça, como doces, compotas, pães, queijos, ovos, mel e verduras frescas. Peças de cerâmica e de artes manuais também podem ser encontradas no circuito, ideal para quem quer sair um pouco da rotina e do ambiente urbano. Confira um pouco da exuberância do local neste ensaio fotográfico de Regina Lo Bianco.
Deixe o seu comentário