As aulas voltaram e, com algumas atitudes simples no dia a dia, é possível deixar a rotina escolar muito mais leve. Além de diminuir as chances de precisar se preocupar tanto no final do ano, é claro. Damos 5 dicas para te ajudar a se organizar desde já:
Adiantar leituras
É comum que as escolas passem algumas leituras durante o ano, principalmente obras cobradas nos vestibulares. Infelizmente, nem todas parecem empolgantes, mas são necessárias. Que tal começar a ler logo que o professor pedir? Assim, você pode caminhar a leitura um pouco por dia para dar tempo de acabar com calma e não acumular vários livros, Os resumos da internet podem ser bons, mas jamais dão a real dimensão do que é a obra completa.
Garantir notas
Pense que maravilha, no final do semestre, quando o cansaço já bateu, não estar precisando de muita nota para fechar a média? Quanto mais se esforçar no começo e se preocupar em garantir boas notas, melhor para você. Assim, você consegue evitar o sufoco de última hora e pode se dedicar a estudar um pouco mais aquela matéria que tem dificuldade.
Evitar acúmulo
Às vezes, os professores realmente passam bastante lição de casa e trabalhos, mas, com um pouco de organização e planejamento, dá tudo certo. Evitar acúmulo é importante porque, além de você garantir tempo para entregar algo com mais qualidade, caso haja qualquer imprevisto, você está em dia com a matéria. Isso também serve para os estudos: deixar tudo para a véspera da prova pode ser bem complicado.
Amizades
Amigos de verdade duram para sempre, mesmo um tempo longe. Então, na volta às aulas, tente ficar perto de quem lhe fez bem no ano passado. Além disso, procure não cometer os mesmos erros com as pessoas que gosta e, ao mesmo tempo, invente novas atividades e não se afaste de outros grupinhos, achando que só o seu vale a pena. Panelinhas são as coisas mais chatas que existem.
Professores
Eles podem ser nossos amigos. Fala sério: quem é que não tem afinidade com pelo menos um deles? Além de ajudar nas dúvidas das matérias, podem ser conselheiros quando o assunto for profissão e até “problemas existenciais”. Mesmo que seja distante, pode crer que ele vai ajudá-la se pedir um help. Convidá-lo para sair com a turma também pode ser interessante!
Bullying?
Se você tem medo de voltar pra escola por causa de maus tratos de alguns colegas de classe, está sofrendo bullying, que nada mais é do que ataques repetitivos contra uma pessoa por motivos bobos ou até mesmo por nenhuma razão aparente. Os estudantes que sofrem bullying normalmente têm medo de revelar esse problema, mas o melhor a fazer é se abrir com a coordenação do colégio ou, então, com os pais.
Deixe o seu comentário