Papa pede a Deus que sempre assista e preserve do mal o povo friburguense

Eventos religiosos também marcaram a celebração dos 200 anos
segunda-feira, 21 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A missa campal no Suspiro (Fotos: PMNF/ Daniel Marcus)
A missa campal no Suspiro (Fotos: PMNF/ Daniel Marcus)

As comemorações pelo bicentenário de Nova Friburgo também foram marcadas por uma programação religiosa especial. Foram cultos, homenagens e uma missa solene com uma mensagem enviada pelo Papa Francisco. Na nota, assinada em 7 de maio por Bento Becciu, substituto da Secretaria de Estado de Sua Santidade, o Papa "envia uma calorosa saudação animando a cada cidadão friburguense que continue a ser sinal e instrumento de fraternidade e harmonia social para todo o Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil, como o legado mais precioso a deixar às gerações futuras. Por isso, neste dia de ação de graças, o Santo Padre pede ao Pai Celestial que sempre assista, preserve do mal e sustente nos seus generosos esforços o povo de Nova Friburgo, colmando com os auxílios de sua divina providência os seus sonhos e realizações para que sejam sempre iluminados pela esperança  e alegria que Jesus Cristo trouxe ao mundo. E, para confirmar esses votos de bem-estar e prosperidade, que confia ao Céu, pela intercessão de Nossa Senhora Aparacida, o Papa Francisco concede a todos uma propociadora bênção apostólica", diz a nota. 

A bênção papal foi lida por Dom Edney Mattoso, bispo de Nova Friburgo, durante a missa solene celebrada no domingo, 20, às 16h, na Praça do Suspiro. Mais cedo, Dom Edney, membros de outras denominações religiosas e autoridades do município depositaram uma coroa de flores no Memorial 12 de Janeiro, em homenagem às vítimas fatais da tragédia de 2011.

O primeiro evento religioso, evangélico, aconteceu na sexta-feira, 18, na Praça do Suspiro. O culto especial presidido pelo presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Nova Friburgo (Copenf), pastor Francisco Amaral, contou com a participação do coral Ceifa, banda Unidade, pregação do pastor Renato Gonçalves, a presença de representantes do governo municipal, incluindo o prefeito Renato Bravo, e a entrega de exemplares da Bíblia Sagrada em braile, um deles direcionado a presidente da Associação Friburguense de Integração do Deficiente Visual (Afridev), Wanda Guebel.

No sábado, 19, teve Louvorzão - um conjunto de apresentações de bandas e cantores evangélicos, também na Praça do Suspiro. Evento que contou, inclusive, com a apresentação do cantor gospel Mattos Nascimento.

Também no sábado , fiéis católicos e luteranos se reuniram em um ato ecumênico na Igreja Luterana, às 20h. Na ocasião, o bispo diocesano Dom Edney  se uniu ao pastor sinodal Geraldo Graf e ao pastor Gerson Acker, ambos da Igreja Luterana, para uma oração pela cidade.

 

 

  • O culto na Igreja Luterana

    O culto na Igreja Luterana

  • Flores no Memorial às vítimas da tragédia

    Flores no Memorial às vítimas da tragédia

  • A missa celebrada por Dom Edney

    A missa celebrada por Dom Edney

  • A Bíblia em Braille

    A Bíblia em Braille

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade