Papa nomeia o novo bispo de Nova Friburgo

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Na manhã de ontem, 19, o papa Bento XVI nomeou o novo bispo da Diocese de Nova Friburgo, em substituição a dom Rafael Llano Cifuentes, que chefiou a Diocese desde 20 de junho de 2004.

Dom Edney Gouvêa Mattoso é o novo bispo. Ele nasceu em 2 de fevereiro de 1957, foi ordenado sacerdote em 29 de agosto de 1987, pelo cardeal dom Eugênio de Araújo Sales, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, eleito bispo em 12 de janeiro de 2005, sagrado em 12 de março de 2005 e na manhã de ontem foi nomeado bispo da Diocese de Nova Friburgo pelo papa Bento XVI. Seu lema episcopal é Seja feita a tua vontade extraído do evangelho de São Mateus, capítulo 6, versículo 10.

Assim que ele foi ordenado padre destacou-se por sua atuação na área de ensino religioso. Entrou para o seminário em 1984, já adulto, já licenciado e bacharel em Ciências Biológicas e já havia trabalhado durante oito anos no magistério. Recebeu de imediato a provisão para as paróquias de São Marcos, na Barra da Tijuca, e São Pedro do Mar, no Recreio. Exerceu os seguintes cargos de 1987 a 1989: membro da Comissão Arquidiocesana de Liturgia (1987), membro da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Vocacional (1987), prefeito de disciplina do Seminário Arquidiocesano São José (1987), vigário paroquial na Paróquia São Marcos, na Barra da Tijuca (1987), vigário paroquial na Paróquia São Pedro do Mar, na Barra da Tijuca (1987), chefe de gabinete (interino) do cardeal dom Eugênio de Araújo Sales (1988), coordenador geral da Linha 3 de Evangelização e Catequese (1988), pároco da Paróquia São Marcos, na Barra da Tijuca (1989), pároco da Paróquia Imaculada Conceição, no Recreio dos Bandeirantes (1989), pároco da Paróquia São Pedro do Mar, na Barra da Tijuca (1989).

Em 31 de dezembro de 1989, pároco da Paróquia Nossa Senhora Estrela do Mar, no Recreio, que após consulta popular da comunidade recebeu o nome de Imaculada Conceição do Recreio. Depois foi membro do Conselho Presbiterial, de 1995 a 2000, bem como membro do Colégio de Consultores, no mesmo período. Em 1996 criou a Escola Mater Ecclesiae do Recreio; em fevereiro de 1997 foi diretor do Departamento Arquidiocesano de Ensino Religioso do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano foi indicado como assistente espiritual da catequese. Em agosto de 1998 exerceu a função de administrador paroquial de São Pedro do Mar, fez o translado da paróquia para o seu local definitivo, onde a comunidade paroquial se consolidou. Em 18 de agosto de 1999 foi vigário episcopal do Vicariato Oeste, com sede em Bangu, abrangendo a área de Anchieta a Sepetiba.

Em 4 de fevereiro de 2001 foi pároco de Nossa Senhora da Conceição, em Realengo; em junho de 2001, cônego catedrático do Cabido da Catedral do Arcebispado de São Sebastião do Rio de Janeiro; em 12 de janeiro de 2005, bispo titular de Tunnuna e auxiliar do Rio de Janeiro. No dia 12 de março de 2005 foi sagrado bispo (ordenação episcopal) na Catedral de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

Atualmente exerce os seguintes cargos: vigário geral; bispo animador do Vicariato Episcopal Leopoldina, bispo animador do Ensino Religioso, bispo animador da Pastoral Litúrgica, bispo animador das Escolas Mater Ecclesiae, bispo animador da Música Sacra, bispo animador da Arte Sacra, bispo animador dos Ministérios, bispo animador dos Meces, bispo animador da Iniciação Cristã, bispo animador da Pastoral da Educação, bispo animador do Conselho de Leigos do Brasil no Regional Leste 1, diretor das Escolas de Fé e Catequese e Luz e Vida, Conselheiro da PUC-RJ.

O 4° bispo da Diocese de Nova Friburgo substituirá dom Rafael Llano Cifuentes, que governou a Diocese desde 20 de junho de 2005. Ainda não está marcada a data da posse do novo bispo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade