Nesta sexta-feira, 5, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, escolhido em 1972 em virtude da famosa Conferência de Estocolmo, promovida pela Organização das Nações Unidas. A data costuma ser marcada em todo o mundo por uma série de eventos e ações de conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Em Nova Friburgo, uma das atividades programadas é a panfletagem dos alunos da Escola Sesi Nova Friburgo nas proximidades da instituição, que fica na Rua Teresópolis, na Vila Amélia. O grupo também seguirá até a Praça do Suspiro entregando folhetos com dicas sobre como economizar água e impedir a proliferação do mosquito da dengue.
Os panfletos foram confeccionados pelos próprios alunos, bem como as camisetas que serão usadas durante a ação. As panfletagens serão realizadas em dois turnos: às 7h30 e às 13h. “Buscamos despertar o interesse da criança, através dessas ações, para que ela se torne uma defensora das causas do meio ambiente desde cedo, aprendendo a ter responsabilidades”, diz a diretora da Escola Sesi, Simone Ghizi. Segundo ela, esse trabalho de conscientização incentiva o engajamento das crianças, que passam a cobrar tanto da sociedade quanto das autoridades atitudes e medidas de conservação da natureza.
Ainda nesta sexta-feira, 5, os alunos participam de palestra com o tema “Sustentabilidade na Prática para Todos”, realizada pela empresa Elas Ecomodas, que confecciona roupas com PET reciclado. A empresa já é parceira das atividades, tendo atuado no plantio de mudas com as crianças. “Nosso objetivo principal é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos”, explica a pedagoga Jaqueline Tinoco, que acompanha de perto as atividades. São aproximadamente 300 alunos da educação infantil até o ensino fundamental envolvidos com o tema da educação ambiental.
Ação integra extenso cronograma de educação ambiental
Dentro da proposta de conscientizar os alunos, destaque também para o projeto de sustentabilidade da água e energia mantido dentro do Sesi Nova Friburgo. Os alunos se organizam e elaboram propostas de práticas sustentáveis. Divididos em grupos eles entrevistaram o engenheiro responsável pela unidade para tirar dúvidas a respeito da utilização da água e da energia dentro da instituição. A ideia da atividade foi estimular a curiosidade dos pequenos e fazer com que descobrissem formas de economizar água e energia. O fruto foi a criação de projetos de economia: um vai aproveitar a água da chuva recolhida na calha da escola e outro a água da piscina que é trocada para limpeza semanalmente, dando nova destinação aos 30 mil litros jogados na rede de esgoto.
Vale destacar que os estudantes também já participaram de palestras sobre cuidados com os rios da cidade, promovidas na escola pela concessionária Águas de Nova Friburgo e visitaram a sede do Parque Estadual de Três Picos, em Cachoeiras de Macacu. Além disso, os alunos foram incentivados a juntar óleo de cozinha e, após uma oficina de reciclagem, aprenderam a transformar o produto em sabão. Até dezembro a turma do 9º ano vai cuidar da horta da escola trabalhando a compostagem, que é abastecida com a casca das frutas que os próprios alunos levam de lanche.
Deixe o seu comentário