Panetone: uma delícia de Natal reinventada

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Panetone: uma delícia de Natal reinventada
Panetone: uma delícia de Natal reinventada

Foi-se o tempo do panetone simples. O recheio tradicional, de frutas cristalizadas, leva damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e uva-passa. Para incrementar ainda mais, muitas receitas sugerem acompanhamentos ou substituições por chocolates branco, meio-amargo e ao leite, doce de leite e trufas. O pão doce de Natal é uma tradição, mas sua receita tem sido modificada ao longo dos anos.

O panetone se originou no norte da Itália e possui várias lendas envolvendo a sua criação. Uma das mais antigas diz que o pão foi criado no século XVII por um padeiro chamado Toni, que morava próximo à Milão, na região da Lombardia, e se apaixonou por uma moça. Tentando impressionar seu sogro, ele criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Após alguns anos, esse pão recebeu o nome de “pane di toni”, ou seja, o pão do Toni, que atualmente é chamado de panetone.

Outras versões ainda afirmam que este tipo de pão adocicado teria surgido ainda durante o Império Romano, quando os romanos adoçavam um tipo particular de pão com mel. Ainda existem registros do panetone em pinturas do século XVI e em escrituras do século XVIII.

Mas quem está de dieta, deve evitar essa deliciosa tradição natalina. O panetone é rico em carboidrato e possui grande quantidade de gordura. Uma fatia de 80 gramas chega a ter 280 kcal. Por isso, muitas marcas investem em versões light e diet para quem não quer descuidar da alimentação no fim de ano.

Panetone de liquidificador

Ingredientes:

3 ovos

3/4 xícara de suco de laranja

1/2 xícara de leite

1/2 xícara de margarina

2 xícaras rasas de açúcar

600 g de farinha de trigo

1 envelope de fermento granulado próprio para pão

1 colher de sobremesa de essência de panetone

1 xícara de damascos picados envolvidos em farinha

1/2 xícara de nozes picadas

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture o fermento e a farinha e reserve. Bata no liquidificador os ovos, o suco, o leite, a margarina e o açúcar. Despeje em uma tigela e misture a farinha reservada. Aos poucos, adicione a essência e mexa com uma colher. Coloque o damasco e as nozes, sempre misturando bem. Coloque para crescer nas formas próprias para panetone por uma hora ou até dobrar de volume. Leve para assar por mais ou menos 35 minutos. Esta receita rende três panetones de 500 g. A porção de frutas fica a gosto de cada um.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade